Dólar com. 5.164
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/08/2018 às 08h01

Geral

José Maria Constant: “Vacina é a única arma contra doenças infecciosas”

Brasil registra queda na cobertura vacinal nos últimos dois anos e surgem surtos de sarampo no Norte e casos no RJ, MT e SP. Em Alagoas, há 19 anos não se registra nenhum caso da doença.

Ricardo Leal

Eliane Aquino

Quem pensava que sarampo era uma doença do passado, enganou-se. Este ano no Brasil, o Ministério da Saúde registrou dois surtos no Norte do país, um em Roraima, com 200 casos confirmados e dois óbitos, e outro no Amazonas, com 263 pessoas infectadas. No Rio Grande do Sul foram registrados sete casos, dois no Mato Grosso, um em São Paulo e há quatro no Rio de Janeiro em investigação. A causa é a falta de vacinação apontada de forma unânime por vários médicos especializados em infectologia. 

O sarampo era considerado erradicado nas Américas desde 2016, mas no ano passado chegou a registrar 775 casos, dos 173.330 no mundo, o que significa 400% de aumento comparado a dois anos atrás, segundo certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria dos casos aconteceu na Ucrânia, Romênia e Itália. O curioso é que não falta a vacina, falta, de um lado a acomodação da população, de outro, uma campanha ofensiva por parte do poder público, entendem alguns especialistas nessa área.

Em Alagoas, o sarampo está controlado pela vacinação e o último caso da doença registrado no estado é de 1999, informa o médico infectologista José Maria Constant. Ele também defende a tese de que o surto no Norte chegou com os venezuelanos infectados, mas só atacou os brasileiros que não foram vacinados. “A vacina imuniza”, assegura o médico, alertando que o sarampo é uma doença altamente contagiosa e mata. 

Para fugir do sarampo, é só ir a um posto de saúde e se vacinar, reforça o médico José Maria Constant, lembrando que apenas em dois casos há restrição à vacina: em grávidas e pessoas com imunidade baixa. Sobre possíveis efeitos colaterais, o médico garante que se houver são mínimos e não graves. “Grave é a doença, ela mata”, enfatiza, explicando que a imunização depende das duas doses da vacinação. 

Em sua opinião, com a ampla divulgação de que a doença está sob controle, de que não há registros de novos casos, a população acabou por se acomodar e esquecer a importância da vacina. Em Alagoas, o médico diz que a vacinação tem um grande aliado: o programa bolsa-família. “Há a obrigatoriedade do cartão de vacinação para os beneficiados no programa”, afirma José Maria Constant, mas se ressente de mais campanhas diretas junto à população por parte do poder público. 

Segundo o médico, o governo brasileiro tem apoiado e estimulado mais a pesquisa e a vacina a partir dos anos 80. “Temos um excelente programa nacional de vacinação, e não só com relação ao sarampo, mas contra poliomielite, caxumba, hepatite, difteria e gripe, entre outras”, acrescenta. “Veja só, estamos (em Alagoas) há seis anos sem nenhum caso de rubéola, o último caso de raiva humana registrado foi em 2006”, informa. “O que garante esse controle é a vacinação”, insiste, “é isso que consolida o não surgimento de novos casos”, reforça mais uma vez.

Há quem diga que a redução na cobertura vacinal no país e no mundo, nesses dois últimos anos, se deve a uma campanha antivacina. José Maria Constant, que lamenta o movimento, diz que o mais grave é que essa ideia foi criada e difundida por pessoas intelectualizadas. “Veja só, por que essas pessoas que não se vacinaram não pegam a doença? Porque há uma barreira em torno delas de pessoas vacinadas. Ou seja, não há contaminação já que, ao redor, o convívio é com quem toma as vacinas, mas isso não as livram do contágio onde tem ambiente infectado”, adverte o médico.

O Ministério da Saúde, que admite uma queda na cobertura da vacinação no Brasil, não acha que essa redução esteja ligada à campanha antivacina. “Em 2016, pontualmente, tivemos uma diminuição, mas não podemos dizer que é uma tendência. Isso só pode ser afirmado após uma queda de três ou quatro anos consecutivos”, justifica a Coordenação Nacional do Programa de Imunizações do órgão, creditando essa possibilidade à “crise econômica, que interfere no acesso das famílias aos postos de saúde em horários específicos, por exemplo”.

Globalmente, 85% das crianças foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida, através dos serviços de saúde de rotina e 67% com uma segunda dose, diz a OMS. Apesar disso, segundo o relatório, os níveis de cobertura permanecem bem aquém da cobertura de imunização contra o sarampo recomendada pela OMS, que é de pelo menos 95% para evitar surtos, mortes evitáveis e alcançar metas de eliminação regional. 

Quem é: José Maria Cavalcanti Constant, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1967), títulos de especialista em Clínica Médica (2004) e Doenças Infecciosas e Parasitárias (1996) outorgado pelo Conselho Federal de Medicina. Ao longo de sua vida profissional atuou como médico e professor. Tem larga experiência na sua área, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Clínica Médica. É aposentado e professor voluntário da Uncisal.

Para saber: sarampo tem contágio fácil, é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus. A transmissão é similar à gripe: de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções.

Sintomas comuns: irritação nos olhos, corrimento no nariz, manchas brancas na parte interna da bochecha e mal-estar, tosse persistente e manchas vermelhas na pele. Pode ocorrer: febre e convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda do apetite, diarreia. Em casos graves: lesão cerebral; infecções no encéfalo.

Vacina: está disponível o ano inteiro em todos os postos de saúde; adultos e crianças (acima de seis meses de vida) podem tomar; só a vacina previne com eficácia, diz o Ministério da Saúde.

O que é o movimento antivacina?

O movimento antivacina é uma campanha para que crianças não sejam vacinadas e possam combater as infecções de modo natural, evitando também os efeitos colaterais das vacinas. A maioria das pessoas envolvidas são pais com alto nível. 

De acordo com o movimento, o organismo humano deve gerar imunidade de forma natural, sem a intervenção de substâncias laboratoriais, ou seja, quando a criança se expor à infecção ela ficará doente, mas será capaz de combater o micro-organismo e a partir daí ser imune a ele. As vacinas enfraqueceriam essa habilidade natural e deixariam o organismo susceptível a outras doenças.

Outra grande questão defendida é que o calendário de vacinas estaria sendo influenciado pela indústria farmacêutica e promovendo um grande aumento no número de vacinas obrigatórias. Isso faz com que as crianças recebem inúmeras doses, antes mesmo que elas fossem adequadamente testadas, predispondo-as a sofrerem de efeitos colaterais e até desenvolverem outras doenças, como o autismo.


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]