Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/08/2018 às 09h22

Geral

Iluminação em LED melhora espaços de convivência

Grota do Cigano recebeu iluminação em LED. - Marco Antônio/ Secom Maceió

Desde dezembro de 2017, a comunidade da Grota do Cigano, no bairro do Jacintinho, está totalmente iluminada com luminárias de LED, sigla em inglês para light-emitting diode (diodo emissor de luz). São 159 luminárias ao total, uma transformação que levou vários benefícios para a população do local.

Júnior Nogueira, líder comunitário da Grota do Cigano, conta que os moradores aprovaram a mudança. “A população já tinha visto a luz de LED em outra comunidade, então nós fizemos uma solicitação diretamente ao prefeito Rui Palmeira e ao superintendente da Sima, Frederico Lins, e graças a Deus, nós fomos contemplados, estamos todos muito satisfeitos, é outra grota”, afirmou.

Em 2016, a Prefeitura de Maceió começou a instalar luminárias de LED em várias localidades da capital, o que hoje beneficia moradores como a dona Vera Lúcia, 65 anos, que reside na Grota do Cigano. A aposentada afirma que se sente mais segura com a nova iluminação.

“Eu gostei, ficou melhor, tudo mais claro. A outra era meio amarelada, essa clareia mais. Hoje me sinto melhor para sair à noite, ficar na porta e receber a família”, comemora dona Vera Lúcia.

A mudança é perceptível ao andar pelas ruas da comunidade. Durante a noite, crianças brincam nas portas, o comércio segue aberto e estudantes retornam sem medo para suas casas, como exemplifica o titular da Sima, Frederico Lins. “Iluminação também é um dever social, as famílias passam mais tempo na porta de suas  casas, brincando com os filhos, conversando com os vizinhos, isso traz unidade, reforça o elo entre os moradores. E todos se sentem mais seguros”, destacou.

A diarista Valdinez Severo da Silva, 28 anos, também ressalta a melhoria. “Hoje saio à noite porque eu me sinto mais segura”, disse.

A mudança também melhorou o aspecto social e a percepção externa da Grota do Cigano, segundo Júnior Nogueira. “O pessoal que mora na parte alta nos trata como parte da cidade. Estamos todos muito satisfeitos”, afirmou o líder comunitário.

A requalificação da iluminação pública de Maceió é um dos principais projetos da Prefeitura de Maceió. Isso representa a instalação de mais de 73 mil lâmpadas e luminárias de LED, um equipamento mais eficiente, mais econômico e que não agride o meio ambiente. O projeto piloto foi feito no Conjunto Cidade Sorriso II, no bairro do Benedito Bentes, que recebeu toda a iluminação em LED, tecnologia presente em 4.500 luminárias espalhadas em vários bairros.


Fonte: Ascom Sima

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]