Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/08/2018 às 17h00

Geral

Receitas de sobremesas inusitadas com azeite de oliva

Confira duas dicas de receitas inusitadas que podem ser incrementadas com o ingrediente e que provam que este não deve ser restrito aos pratos salgados

Divulgação

Você sabia que o azeite de oliva pode ser usado na preparação de sobremesas de dar água na boca? É isso mesmo. Apesar de parecer mais comum utilizá-lo em pizzas, saladas ou em sopas, o ingrediente dá um toque especial e traz sabores inigualáveis aos doces, deixando também o quitute mais saudável. Na Europa, o azeite sempre foi utilizado para realçar o sabor em tortas e bolos e é muito usual utilizá-lo em caldas com açúcar para comer com pão torrado, por exemplo.

Confira duas dicas de receitas inusitadas que podem ser incrementadas com o ingrediente e que provam que este não deve ser restrito aos pratos salgados. Elas são super fáceis de fazer. 

1ª receita:

Ingredientes

8 peras doces e firmes

¼ de xícara (chá) de mel

1 colher (sopa) de essência de baunilha

½ colher (chá) de canela em pó

Suco de 1 limão

Azeite de Oliva

Preparo

Aqueça o forno a 200ºC, unte um refratário com azeite e reserve. Descasque e corte as peras em quatro. Numa tigelinha, coloque o mel, a baunilha, a canela, o limão, duas colheres de sopa de Azeite de Oliva e misture até obter um creme homogêneo. Coloque o creme na assadeira e mexa até que os pedaços de pera estejam totalmente cobertos pela mistura. Leve ao forno por uns 30 minutos, até que esteja macia e ligeiramente dourada. Sirva com sorvete e saboreie essa delícia.

2ª receita:

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

3 ovos

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

1/2 colher (chá) de licor de café

100 ml de suco de tangerina

100 g de açúcar

1 ramo de alecrim

Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar um pouco. Misture o Azeite de Oliva em fio até que esteja todo incorporado. Separe as gemas e despeje em uma batedeira com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione o licor. Vá acrescentando aos poucos até colocar todo o chocolate. Bata as claras em neve até ficar bem firme e acrescente aos demais ingredientes. Divida o mousse em taças e coloque na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir. Enquanto isso, aqueça o suco de tangerina com o açúcar de confeiteiro e o alecrim até obter um xarope. Deixe esfriar e sirva sobre a mousse inesquecível.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]