Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/08/2018 às 16h30

Geral

Treinar sozinho pode causar danos à coluna, diz especialista

Se exercitar sem a orientação de um especialista pode causar danos à estrutura corporal

Com o avanço tecnológico, falta de tempo, número de streamings acessíveis, aplicativos, blogs, vídeos aulas online e espaços que alugam o uso de aparelhos, cada vez mais pessoas aderem à prática de treinar sozinhas. Mas, será que o cuidado com a coluna está sendo trabalhado?

Segundo o Dr. André Evaristo, ortopedista especialista em cirurgia da coluna, no dia-a-dia, a maioria das pessoas precisa prestar atenção e corrigir sua postura para prevenir dores na coluna, causadas por desvios posturais. Durante um treino, essa atenção deve ser redobrada para que uma atividade saudável não se torne um problema. “Muitas vezes, uma pessoa que assiste a uma vídeo aula, acredita que está fazendo o exercício de maneira correta, mas está prejudicando a sua coluna ou outros membros do corpo,” explica o especialista.

Os maiores riscos estão localizados na coluna lombar, seguidos da coluna cervical (região do pescoço). Em alguns casos as lesões musculares também aparecerem por excesso de treinamento e quando não existe o tempo devido de recuperação do músculo.

A região da lombar, por exemplo, é a que suporta a maior parte do peso corporal. Exercícios para essa região são ótimos para o fortalecimento dos músculos da coluna, prevenindo-a de dores e lesões. No entanto, sobrecarregá-la ou fazer um exercício de maneira incorreta com frequência, pode gerar uma lombalgia, que é a dor causada por uma lesão em um músculo ou ligamento. “Se ao pular, agachar ou fizer um movimento a pessoa sente dores, que não estão totalmente relacionadas ao treino, ela pode estar fazendo errado ou apresentar algum dano que precisa ser investigado. Pois, até a dor muscular pode ser um sinal de exagero,” alerta André.

Alguns traumas na coluna podem não apresentar sintomas por um determinado período de tempo e, por conta disso, a pessoa pode ter alguma alteração e não saber. Por isso, é preciso fazer uma avaliação antes de iniciar a prática esportiva e, mesmo que opte pelas facilidades da tecnologia, é importante ter profissionais capacitados dando o apoio prévio e necessário para cada caso. “Nem sempre os exercícios que são indicados para uma pessoa também serão ideais para você", finaliza o ortopedista.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]