Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
22/09/2018 às 18h45

Geral

Busca por submarino argentino detecta sinal importante no fundo do mar

Arquivo/ Divulgação/Marinha da Argentina

Um "sinal importante" detectado a 280 metros de profundidade pode indicar onde está o submarino argentino, desaparecido há 10 meses. A informação foi divulgada pelo ministro da Defesa da Argentina, Oscar Aguad, após buscas realizadas pela empresa americana Ocean Infinity.

"O que surpreende é que não o tenhamos visto antes. Encontramos um sinal importante a 280 metros", afirmou o ministro.

Questionado sobre a expectativa de esse "sinal" ser o submarino da Marinha argentina ARA San Juan, que saiu do radar com 44 tripulantes a bordo no dia 15 de novembro de 2017, Aguad se mostrou prudente.

"Tomara que seja o submarino. São contatos. Tivemos vários com este navio e ainda não pudemos ver o submarino, mas seguimos com boas expectativas", acrescentou.

Buscas 

O navio Seabed Constructor da empresa Ocean Infinity - conhecida internacionalmente por ter participado das infrutíferas buscas pelo avião da Malaysia Airlines desaparecido em 2014 -, contratado pelo governo argentino para retomar a busca pelo submarino, zarpou no dia 7 de setembro - junto a vários parentes dos desaparecidos - para tentar localizar o veículo.

Ao longo de todos esses dias, a Marinha argentina informou detalhadamente o processo da busca e a detecção de diversos objetos que posteriormente foram identificados como formações geológicas ou velhas embarcações naufragadas.

O ministro lembrou que, em um primeiro momento, a função da empresa responsável pela busca é levar veículos submarinos autônomos ao fundo do mar para explorar a superfície e o leito marinho.

"Quando um objeto grande é detectado, desce um ROV (veículo operado a distância), outro elemento teleguiado de busca, para tirar fotos e filmar com alta definição", acrescentou Aguad.

A empresa - que por contrato só cobrará se encontrar o submarino em até 120 dias de busca - calculava que em dez dias rastrearia uma superfície de 3.200 quilômetros quadrados, correspondentes às três áreas definidas com base nas informações recebidas pela Marinha argentina e outras fontes internacionais. 

*Com informações da Agência EFE.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]