Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/09/2018 às 15h45

Geral

Centro histórico de SP tem ruas fechadas no Dia Mundial sem Carro

Ruas do centro histórico de São Paulo ficam fechadas para carros e motos durante todo este sábado (22), em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. O fim de semana será marcado por atividades incluídas na Semana da Mobilidade, que tem entre os organizadores a Companhia de Engenharia Tráfego (CET).

A proposta é conscientizar a população sobre comportamento e responsabilidade no trânsito da cidade. A Semana da Mobilidade vai até o dia 25 de setembro e tem como tema “Todos Somos Pedestres”.

O Dia Mundial sem Carro é celebrado em várias cidades do mundo. A data foi criada em 1997, na França, e chama atenção para o uso excessivo de carro nas áreas urbanas e o impacto que representa para a mobilidade e para o meio ambiente. A ideia é estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta.

Até o fim do dia, somente ônibus, táxis, veículos escolares, bicicletas e carros com cartões do idoso e pessoas com deficiência (Defis) poderão circular nas seguintes vias: Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e num trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista).

Amanhã (23), a Avenida Paulista, que normalmente é fechado para carros aos domingos, a CET instalará simuladores de direção defensiva e de colisão. Por meio desses equipamentos, os paulistanos avaliarão o impacto de uma colisão em baixa velocidade. O evento ocorrerá das 10h às 16h na altura da Rua Peixoto Gomide.

No local também haverá óculos de embriaguez, que simula como a visão da pessoa pode ficar prejudicada ao ingerir álcool. A atividade chama atenção para os riscos de dirigir após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Uma banda de jazz animará os participantes.

A programação completa da Semana da Mobilidade pode ser conferida no site do evento.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]