Dólar com. 5.6889
IBovespa 3
25 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Bolão de Balneário Gaivota (SC) leva prêmio de 25 milhões na Mega-Sena
24/09/2018 às 18h20

Geral

Prefeito Rui Palmeira visita Navio Vital Oliveira

Foto: Marco Antônio / Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira visitou, nesta segunda-feira (24), o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, que atracou no Porto de Maceió nesse domingo (23). O navio partiu do Rio de Janeiro com destino a Natal, capital do Rio Grande Norte, realizando o Projeto Pirata. O objetivo é estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical. A parada no Porto de Maceió é realizada para reposição de mantimentos e descanso da tripulação. A embarcação ficará atracada até a próxima sexta-feira (28).

“Para nós é motivo de orgulho receber esse navio de pesquisa da Marinha do Brasil, que está realizando um grande e belíssimo trabalho. Além de ser uma ótima oportunidade para os maceioenses conhecerem o navio, a tripulação e os pesquisadores. A capitania é sempre parceira da Prefeitura de Maceió e ações como esta renovam a relação das instituições a cada momento”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O Projeto Pirata é uma iniciativa de instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França. O Brasil é responsável pela operação que fiscaliza e monitora uma rede de boias meteoceanográficas, que medem parâmetros meteorológicos desde a superfície a uma profundidade de 500 metros.

O Navio Vital de Oliveira é equipado com 28 equipamentos científicos. O comandante do navio, o Capitão de Fragata Alex Azevedo Urbancg, explicou as atividades da embarcação. “Saímos do Rio de Janeiro há dez dias com o intuito de mapear o oceano atlântico sul. A tripulação é formada por oficiais e soldados da Marinha do Brasil e mais 40 pesquisadores de diversas instituições, principalmente universidades. A viagem segue até Natal no Rio Grande do Norte, mas antes existirá uma nova parada, em Fortaleza. A expedição se encerra em dezembro com o nosso retorno ao Rio de Janeiro”, pontuou.

O navio estará aberto para visitação pública apenas por dois dias, nesta segunda (24) e na quinta-feira (26), das 14h às 17h.


Fonte: Secom/Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]