Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/09/2018 às 15h42

Geral

Poder Judiciário determina demolição de chaminé que põe em risco moradores da zona rural de Satuba

Após intervenção do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Satuba, o Poder Judiciário determinou que o município faça a demolição da chaminé de uma fábrica abandonada na localidade São Bento, zona rural da cidade. A edificação tem 40 metros de altura, não vem passando por manutenções há algum tempo e segundo um laudo apresentado pela Defesa Civil Municipal é evidente o mau estado de conservação o que comprometeu a sua estrutura.

Segundo a ação civil ajuizada pelo promotor de justiça Lucas Sachsida, titular da Promotoria de Satuba e autor da petição inicial, a não remoção da construção é um risco para os moradores do local onde ela está instalada, já que há casas no entorno a seis metros de distância.

“Quando instauramos o procedimento para averiguar as notícias do que davam conta do fato, contatamos a defesa Civil do Estado que nos trouxe um parecer técnico que demonstrava a gravidade da situação. Segundo o laudo a chaminé tem sua estrutura totalmente comprometida. Existem rachaduras em suas fundações e uma visível inclinação que, por si só, já revela o iminente risco de desmoronamento. Tal se mostra ainda mais relevante já que no local há casas que podem ser atingidas. Além de todo relatório, fotografias demonstram isso”, disse o representante do MPE/AL.

Ainda, acatando ao pedido do Ministério Público, o juiz de direito Bruno Araújo Massoud, determinou que fossem adotadas medidas de segurança para que o local seja isolado, alguns dias antes da demolição. “O Município de Satuba providencie a imediata interdição da área onde está localizada a chaminé, bem como retire, provisoriamente, os moradores circunvizinhas, providenciado moradia digna e condizente com o padrão de vida que possuem”, diz um trecho da decisão. 

Para cumprir o isolamento da área a prefeitura deverá obedecer um prazo de dois dias. “Só depois disso, o município terá um prazo máximo de mais 10 dias para adotar as diligências necessárias à demolição da edificação referidas nos laudos técnicos anexos a Ação ajuizada pelo ministério Público”.


Fonte: Ascom MPE/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]