Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
25/09/2018 às 15h42

Geral

Justiça proíbe galeteria em Rio Largo de usar a marca 'Galeto São Luiz'

Em caso de descumprimento, empresa poderá pagar multa diária de R$ 1.000,00; decisão foi proferida nesta terça-feira (25)

Uma galeteria em Rio Largo está proibida de usar a marca “Galeto São Luiz” ou qualquer símbolo, cor ou logomarca que a vincule ao referido nome, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 1.000,00 por dia. A decisão liminar, proferida nesta terça-feira (25), é da juíza Marclí Guimarães de Aguiar, da 1ª Vara da Comarca.

A verdadeira dona da marca (ME de Oliveira Vasconcelos Restaurantes Eireli - EPP) ingressou com ação na Justiça ao tomar conhecimento de que estavam usando o nome “Galeto São Luiz” indevidamente. Ela informou que possui diversos franqueados por todo o Estado de Alagoas e que, na cidade de Maceió, existe a limitação contratual de se permitir apenas a existência de um franqueado por bairro. Já no interior, a limitação é de um franqueado por cidade.

Ainda segundo os autos, a proprietária do "Galeto São Luiz" entrou em contato com a outra empresa e ficou sabendo que a dona era irmã do antigo dono da marca, que não possui mais direito de explorá-la. Para a juíza da 1ª Vara de Rio Largo, a galeteria que vem usando o nome de maneira indevida está querendo se beneficiar em um mercado “arduamente conquistado ao longo dos anos”.

“Uma vez registrada a marca junto ao Inpi - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, seu titular adquire o direito de uso exclusivo em todo o território nacional e, por consequência, a prerrogativa de fazer cessar o uso por terceiros de signos idênticos, semelhantes ou afins, suscetíveis de induzir a erro o consumidor”, explicou a juíza Marclí Guimarães, que determinou ainda a citação da empresa ré para que apresente resposta, no prazo de 15 dias.


Fonte: Dicom TJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]