Dólar com. 5.253
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça
25/09/2018 às 15h44

Geral

Prefeitura de Maceió participa do Fórum Ilumina Brasil em São Paulo

Gestor da Sima, Frederico Lins (terceiro da esquerda para a direita) participou do Fórum Ilumina Brasil. - Afranio Aquino/Ascom Sima

A Prefeitura de Maceió apresentou os avanços da iluminação da capital no Fórum Ilumina Brasil, que aconteceu nessa segunda-feira (24), na cidade de São Paulo. O gestor da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), Frederico Lins, demonstrou como a utilização da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) transformou o parque de iluminação de Maceió, saindo dos 55 mil pontos para mais de 73 mil.

Na oportunidade, Frederico Lins mostrou como a mudança na legislação beneficiou a iluminação pública de Maceió, podendo não só aumentar os pontos iluminados como inserir as luminárias de LED em toda a cidade, que já conta com mais de cinco mil instalações em vários bairros e grotas da capital.

Considerado um case de sucesso, Maceió foi uma das quatro cidades a mostrar projetos e avanços na iluminação. “Hoje a Cosip é o único recurso que Maceió utiliza para custear as obras e a manutenção”, disse o superintendente durante apresentação aos representantes de vários municípios do Brasil.

Na apresentação, Frederico Lins ressaltou que mesmo com as melhorias como a instalação de luminárias de LEDs, manutenção, obras em novos conjuntos e grotas, a população maceioense não paga a mais por isso. “Hoje, temos cerca de 30% da população, que é de baixa renda, sendo beneficiada com a isenção da Cosip”, frisou.

Parque de iluminação

Um dos avanços demonstrados na apresentação foi o aumento dos pontos de iluminação e a melhoria dos antigos, um trabalho iniciado em 2013, no início da gestão do prefeito Rui Palmeira. “Crescemos de 55 mil para 73 mil pontos, sendo cinco mil luminárias de LED e a implantação da telegestão”, explicou Frederico Lins.

O superintendente também expôs a reinstalação do Disque Luz, que antes recebia cerca de 500 ligações por mês e hoje chega a três mil, a criação do aplicativo Cidade Iluminada e a possibilidade dos munícipes solicitarem os serviços da Sima através do site da Prefeitura de Maceió.

Fernando Verdalha, um dos organizadores do evento, falou sobre a importância da participação dos municípios no Fórum Ilumina Brasil.“É extremamente relevante. Os municípios estão engajados em estruturar a iluminação. Mas é muito importante discutir o assunto, pois há vários desafios no serviço público”, complementou.]


Fonte: Ascom Sima

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]