Dólar com. 5.8738
IBovespa 9
11 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois pequenos vetos
02/10/2018 às 16h10

Geral

Maceió Rosa: chá com servidoras mobiliza profissionais da saúde

Divulgação

Engajamento. Essa é uma das palavras de ordem do Maceió Rosa, campanha da Prefeitura de Maceió iniciada nesta segunda-feira, 1°, e que teve sua importância reforçada no Chá com as Servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promovido na tarde dessa segunda-feira, no estacionamento do PAM Salgadinho.

Centenas de servidoras participaram da ação comandada pela primeira-dama, Tatiana Palmeira, coordenadora da campanha. “Este ano nós convocamos todas as profissionais que atuam na área de saúde e promovemos, aqui na Secretaria de Saúde, um chá, um momento de desconcentração com informação sobre a campanha, para que elas possam se dedicar ainda mais neste Outubro Rosa. Pois são elas que fazem, junto com a Prefeitura, especialmente, a campanha Maceió Rosa”, afirmou a primeira-dama Tatiana Palmeira.

Para a assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Adriana Toledo, a mobilização dos servidores é uma forma de motivá-los e estimular o acolhimento. “Essa é uma ação inovadora. É o primeiro ano que fazemos essa mobilização para as nossas servidoras que vão ajudar a desenvolver a campanha nos postos. Então, queremos que elas fiquem extremamente motivadas, que sintam carinho pela campanha, o mesmo carinho que os maceioenses têm, para que, quando a mulher chegar ao posto de saúde, ela seja acolhida com atenção, com responsabilidade e com envolvimento”, pontuou.

“Esse foi um momento muito importante da SMS com as servidoras, quando convocamos os profissionais que fazem a saúde em Maceió para fazer com que todas as mulheres reforcem o Outubro Rosa”, ressaltou a secretária adjunta de Saúde, Nadja Tenório.

Criado em 2014, o Maceió Rosa é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa, e conta com o apoio do Parque Shopping e do Maceió Shopping.

A ação faz parte da campanha internacional Outubro Rosa e promove atividades de conscientização para a luta contra a doença que, no Brasil, somente em 2018, registrou quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O principal alerta é o chamamento da mulher de Maceió para a realização dos exames de mamografia, de modo que mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde, são convidadas a procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame de mamografia. O procedimento é realizado em uma das clínicas contratualizadas pela SMS que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria do Socorro, o diagnóstico precoce aliado ao tratamento feito da forma correta é a melhor forma de combater a doença. “A campanha é muito importante, pois a cada ano o número de mulheres com câncer aumenta. Eu acho que a população médica se reunindo é uma forma de dar certo alívio ao paciente, para que o tratamento seja cumprido da forma correta. Outra questão que devemos destacar é a importância do diagnóstico precoce. Quanto mais cedo se descobre, maior é a chance de cura”, disse ela.

Outra ONG que está participando do Maceió Rosa é o Grupo de Mama Renascer. Para Nadja Reis, presidente do grupo, é fundamental que se valorize o profissional da Saúde. “Nós precisamos valorizar o profissional de saúde. É nele que chegam todas as demandas, então, ele precisa ter toda sensibilidade, paciência e buscar soluções para os vários problemas que chegam em suas mãos. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa de aproximar ainda mais os servidores em prol de uma só causa que é a luta contra o câncer”, falou.

Mastectomizada bilateralmente, Myrtha Nunes conhece bem a rotina de quem precisa dos serviços de saúde. “O engajamento dos profissionais de saúde é fundamental, pois ajuda a conscientizar a população, já que mesmo com toda a mídia ainda tem mulheres que não fazem seus exames preventivos. É preciso fazer seus exames preventivos, porque se tiver o diagnostico precoce de câncer, a chance de cura é muito grande”, disse a presidente da Casa Rosa.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]