Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/10/2018 às 20h15

Geral

Ufal lança edital para pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma das 14 instituições com oferta de vagas pelo Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). São 12 vagas para mestrado e quatro para doutorado, com aulas no Campus A. C. Simões, em Maceió. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 9 de novembro. Os interessados devem levar ao Laboratório de Metabolismo e Proteômica, no IQB, os documentos pessoais e acadêmicos exigidos pelo edital disponível aqui

As provas vão ser realizadas no dia 21 de novembro. 

Sobre o PMBqBM e as pesquisas na Ufal 

Segundo informações do site do programa, o PMBqBM visa estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores de diferentes instituições públicas do país. O objetivo é estabelecer uma rede de instituições públicas para estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular e, em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação. 

Na Ufal, o candidato terá a oportunidade de fazer parte dos projetos de pesquisas de sete docentes: Ana Catarina Rezende, Carlos Fraga, Carolinne Marques, Ênio Bassi, Hugo Juarez, Luciano Grillo e Melissa Landell. Eles são os orientadores da instituição aptos a receber alunos no programa e, para realizar suas investigações contam com os laboratórios de Biologia Celular e Expressão Gênica (Labmeg), do Campus Arapiraca; de Pesquisas em Virologia e Imunologia (Lapevi) e de Diversidade Molecular, do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS); de Bioquímica e Fisiologia de Insetos, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar); e os laboratórios de Bioenergética (LaBio) e de Metabolismo e Proteomica (Lamp), do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). 

O Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular é realizado em associação com outras instituições como forma de fortalecer a área de bioquímica no país. A partir do PMBqBM os alunos podem cursar disciplinas em diferentes instituições e realizar pesquisas conjuntas.

As investigações na Ufal são realizadas nas áreas de genética do câncer, imunologia, microbiologia, taxonomia, bioquímica de insetos, controle do metabolismo mitocondrial e com proteases, para o processamento de alimentos, estudo de seu papel no sistema nervoso central, na hipertensão e nas peçonhas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]