Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/10/2018 às 08h51

Geral

Iluminação: orla de Cruz das Almas volta a ser alvo de criminosos

Cabos da iluminação pública voltaram a ser alvo de criminosos. - Ascom Sima

A iluminação pública da Orla de Cruz das Almas foi novamente alvo de criminosos. A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) detectou uma tentativa de furto na segunda-feira (15). Felizmente, não conseguiram levar os cabos de fios de cobre, porém danificaram o sistema que precisou passar por manutenção nesta terça-feira (16).

Somente este ano, a Prefeitura de Maceió já repôs mais de 15 mil metros de cabos de fios de cobre, por furtos em vários bairros e avenidas da capital de Alagoas. O superintendente da Sima, Frederico Lins, tem trabalhando para diminuir este número. “Desta vez não conseguiram. Temos feito boletins de ocorrência em todos os casos, já estivemos, inclusive, com o secretário de Segurança Pública. Parte do cabeamento em algumas avenidas está sendo mudado para o aéreo, não mais o subterrâneo. Mesmo assim, ainda temos que lidar com essas situações”.

Prejuízos

As despesas com os furtos já passam de R$ 250 mil em 2018, o que prejudica melhorias em outras localidades. “Esse dinheiro poderia ser investido na iluminação de um conjunto, por exemplo. Mesmo assim, passamos de 600 luminárias de LED instaladas este ano. O número de pontos de luz na cidade passa de 70 mil. Seguimos com os serviços de manutenção e nos preparamos para continuar avançando com obras em Maceió”, disse o superintendente.

O furto de cabos de fios de cobre causa não só um prejuízo financeiro, mas também social. “Claro que a Prefeitura arca com a reposição, mas a população é quem enfrenta a sensação de insegurança, medo, pela falta de iluminação”, afirma Frederico Lins.

Denúncias podem ser feitas por telefone ou aplicativo

A Sima pede à população que denuncie situações como furto de cabos e outras demandas de iluminação pública através dos três canais de atendimento da superintendência: o Disque Luz (0800 031 9055), o site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/disqueluz) ou o aplicativo Cidade Iluminada (disponível no Google Play e na Apple Store). Os moradores também devem acionar a Polícia Militar para denunciar estas ações criminosas pelo número 190.


Fonte: Ascom Sima

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]