Refletir sobre os desafios e potencialidades das ações de promoção à saúde nos territórios. Esse foi o desafio proposto pela Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) do município, para profissionais de saúde, professores e moradores dos oito Distritos Sanitários da Capital, durante a realização do IV Seminário de Promoção e Educação em Saúde de Maceió.
Realizado em conjunto com o Grupo Condutor de Promoção à Saúde de Maceió no auditório do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, parceiro na atividade, o evento fomentou o debate com o tema “SUStentando Promoção da Saúde: diálogos e interfaces nos territórios”.
“Incluímos nessa discussão a efetivação da integralidade do cuidado nessa área a partir do Programa Saúde na Escola – PSE, buscando promover ainda o debate acerca das práticas de promoção à saúde”, afirmou a gerente da GPES, Maria Helena Santana.
A abertura do Seminário contou com a participação de representantes das secretarias Estadual (SESAU) e Municipal (SMS) de Saúde, UNIT, Conselho Municipal de Saúde e das diretorias de Vigilância em Saúde (DVS) e de Atenção à Saúde (DAS) do município.
Iniciado com a apresentação cultural do Batuque do Consultório na Rua, o Seminário foi aberto com a conferência magna sobre o tema central, realizada pela enfermeira Danielly Cardoso, mestre em enfermagem pelo PPG/ESENFAR/UFAL e Professora da graduação na mesma instituição.
Em seguida, foi aberta a mesa redonda “PSE: caminhos e desafios na integralidade do cuidado!”, tendo como palestrantes as nutricionistas Anna Carla dos Santos, especialista em nutrição escolar, e Adriana Paffer, mestre em nutrição humana e especialista em gestão de redes de atenção à saúde. Além delas, participaram a assistente social Eladja Santos, especialista em elaboração e avaliação de políticas públicas e mestranda em ensino na saúde (Famed), e, como moderadora, a professora Elineuza Crescêncio, especialista em filosofia do ensino médio.
No período da tarde, foi a vez dos participantes e facilitadores fazerem a apresentação dos desafios e potencialidades das ações de promoção à Saúde nos territórios, experiências vivenciadas nos Fóruns Distritais de Promoção à Saúde, realizados durante todo o ano de 2017 e finalizados ainda no primeiro semestre do 2018.
Atuaram como facilitadores nessa atividade a assistente social do SESC/AL, Janaína Lima (DS I); a nutricionista da UBS Dr. Roland Simon (Vergel), Ana Patrícia França (DS II); a assistente social do NASF, Ana Márcia Carvalho (DS III); Andreia Santos, assistente social da USF João Sampaio (DS IV); Maria Cecília Bonilla, enfermeira da UDA FAT (DS V); Alair Barros, assistente social da USF Frei Damião (DS VI); Pácifer Sabiá, psicólogo do NASF (DS VII); e o agente comunitário de saúde Aldo Santos, da USF Ipioca (DS VIII).
Fonte: Ascom SMS