Dólar com. 5.6741
IBovespa 3
01 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Brasil registrou 71,5 mil postos formais de trabalho em março
25/10/2018 às 19h15

Geral

Prefeitura promove curso sobre gravidez na adolescência

Profissionais de saúde são capacitados sobre gravidez na adolescência. Foto: Ascom/SMS

O Programa de Atenção à Saúde do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta quinta-feira (25), no auditório da Polícia Federal (Jaraguá), uma capacitação sobre prevenção da gravidez na adolescência. A atividade foi destinada aos profissionais de saúde da Atenção Básica e teve como objetivo treinar esses profissionais para dar uma assistência mais qualificada e acolhedora à gestante adolescente atendida pelas unidades de saúde do município.

Segundo Cássia Veruska Moraes, gerente do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente da SMS, o evento tem um caráter multidisciplinar. “Hoje estamos trabalhando com as diferentes áreas da saúde, como médicos, dentistas, nutricionistas e enfermeiros, e da assistência social para juntar esforços no sentido de prevenir junto a esses adolescentes a gravidez precoce”, afirma.

A primeira palestra do dia foi ministrada por Larice Maria Tavares, psicóloga especialista em Educação Especial e Pós-Graduanda em Saúde Mental, que falou sobre os impactos da gravidez na saúde mental dos adolescentes e todos os conflitos associados ao evento. Logo em seguida, a médica especialista em ginecologia e obstetrícia, Helena Barreto, falou sobre a saúde sexual e reprodutiva da gestante.

Durante o evento, também foi apresentado o mapa da gravidez na adolescência em Alagoas, com a enfermeira residente em obstetrícia, Caroline Guedes e os desafios e entraves no pré-natal da adolescente, com Suely Calheiros, assistente social especialista em dinâmica de grupo e gestão hospitalar. Ao final da capacitação, Quitéria Ferreira, assistente social e mestranda em ensino da saúde trouxe os dados epidemiológicos da gravidez na adolescência.

Cássia Veruska Moraes, gerente do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente da SMS, destaca que para além dessa capacitação já são feitos trabalhos rotineiros de prevenção nas unidades de saúde. “Fazemos trabalhos educativos pra sensibilizar esses adolescentes para a prevenção da gravidez precoce. Reforçamos sempre esse trabalho de promoção e prevenção com o investimento na saúde sexual e reprodutiva com a necessidade do uso da camisinha de métodos contraceptivos. As unidades de saúde são nossas parceiras com a realização de oficinas, palestras e eventos para que possamos tratar dessa questão”, explica a gerente.

“Um dos reflexos dessa gravidez é o adolescente que deixa de estudar, na maioria das vezes é uma criança cuidando de outra. Então nosso trabalho é investir nessa prevenção para que os adolescentes possam viver sua vida sexual livres tanto de uma gravidez precoce quanto de Infecções Sexualmente Transmissíveis”, completa a gerente do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente da SMS.

Estiveram presentes no evento os coordenadores da Atenção Primária e as Gerências de Programas Estratégicos. O encontro também contou com um momento cultural com a apresentação do Coral Saúde em Canto, composto por servidores da SMS.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]