Você tem medo de quê? Como você lida com seus medos? Medo, segundo o Dicionário Aurélio, é um “sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça, susto, pavor, temor, terror”. Podemos considerar um sentimento necessário para nos proteger em situações de perigo, mas também pode nos impedir ou nos colocar em perigo.
Na palestra “Minha guerra contra o medo: o que o risco de morte ensina sobre a vida”, Lourival Sant’Anna propõe sete passos de como lidar com o medo, com base em suas observações e vivências cobrindo guerras nos últimos 20 anos (Afeganistão, Iraque, Líbano, Gaza, Ossétia, Líbia, Síria, Mali, além de outras coberturas de risco no Irã, Haiti, Colômbia, México, Coreia do Norte, China, Egito, Tunísia, Turquia, Paquistão, Nigéria, Ucrânia, Rússia, etc…).
A palestra é direcionada para empresas e instituições, inclui fotos, vídeos de suas coberturas de guerras e áudio de entrada ao vivo na rádio Estadão durante tiroteio. Já foi realizada para 120 publicitários da Dentsu, a maior agência de publicidade do mundo, e para 220 profissionais do Google. Em ambos os casos, o jornalista foi aplaudido de pé. As próximas palestras serão em outra área do Google e na Rede Globo.
O impacto da palestra é muito grande. As histórias são fortes e o próprio jornalista acaba se emocionando, assim como a plateia. Lourival já fez reportagens em 63 países. Nenhum outro jornalista brasileiro tem tanta experiência em coberturas internacionais e de guerras. Além da força e da singularidade da experiência, o público sai com um resultado prático, um guia simples e concreto de como lidar com o medo no dia-a-dia, em sua vida profissional e pessoal.
Em sua experiência profissional, o jornalista percebeu que a resistência à mudanças, o cultivo de velhos hábitos, métodos, rotinas e atitudes que deram certo no passado e que não dão mais necessariamente, atrapalham bastante as empresas. Daí o interesse delas em discutir como lidar com o medo e com a dispersão, quais os horizontes e também os limites da coragem. É disso que que a palestra trata.
A abordagem é nos deslocarmos do nosso mundo subjetivo, habitado por fantasias e pelo medo, e entrarmos em contato com o mundo real e com as outras pessoas, por meio de objetivos claros, sinceridade de propósito, coerência interna e empatia. A emoção e a realidade das histórias de guerra dão força e concretude a essas ideias, para que elas saiam do plano da abstração, façam sentido e engajem as pessoas num trabalho efetivo de mudança.
As constatações são bem empíricas, fruto da observação e vivência dele mesmo e de outras pessoas ao seu redor em situações de risco. Mas, em conversas com neurocientistas, psiquiatras e psicólogos, descobriu que a ciência está indo na mesma direção.
A relação do exercício do medo é antiga. Temos referências ao medo na mitologia, na filosofia, na literatura, na história e em outros segmentos. É um sentimento perigoso, que pode ser usado de forma dominante, criar travas e desgastes desnecessários, ser um impeditivo às realizações, nos colocar em situações de perigo real, e agimos movidos por uma afetação, sem termos por base a realidade.
Para contratar a palestra “Minha guerra contra o medo: o que o risco de morte ensina sobre a vida”, com Lourival Sant’Anna: (61) 98174-1583 / (82)
Para mais informações, seguem links:
1) Site da palestra:https://www.palestrasobremedo.com.br
2) Vídeo sobre a palestra (que também está no site):https://www.youtube.com/watch?v=4ACg0we6Oto&feature=youtu.be
3) Site que reúne o meu trabalho como jornalista: http://www.lourivalsantanna.com
4) Minha conta no Instagram, com vídeos curtos sobre o medo:https://www.instagram.com/lourivalsantanna/
Fonte: Assessoria