Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
10/12/2018 às 14h30

Geral

Seminário do projeto Semed/ Pnud avalia desempenho da Educação

Estudantes da rede municipal de Educação. - Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) realiza nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções, Ruth Cardoso, na sala Ipioca, o Seminário Anual do Projeto Semed/Pnud que vai debater o tema “Trilhando o caminho para uma Educação de qualidade: Alcances e desafios da Rede Municipal de Maceió”.

A mesa de abertura do seminário conta com a participação do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, da Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, representantes do Pnud, do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Municipal de Educação (Comed), Ministério Público Estadual (MP-AL), Judiciário e Legislativo Municipal.

Ana Dayse ressalta que a realização do seminário é uma forma da rede realizar uma prestação de contas referente a tudo que foi desenvolvido ao longo do ano pela pasta. Para ela é o momento de refletir, sobretudo, acerca da melhoria do desempenho da rede e diante disso, repensar os próximos passos para 2019.

“Esse evento representa uma forma de prestação de contas pra nós mesmos acerca do que foi o desempenho da rede ao longo do ano em curso. Esse seminário já vem sendo feito durante toda a gestão do prefeito Rui Palmeira. Será uma excelente oportunidade, porque teremos vários profissionais e parceiros discutindo com a gente o que foi o ano de 2018, e o que tem sido esse investimento na rede Municipal de Educação de Maceió, com todo esse aporte e autonomia que o prefeito tem dado e cobrado também da Educação. Será um momento para avaliar o ano de 2018 e planejar o ano de 2019”, afirmou a secretária.

A coordenadora geral do projeto Semed/ Pnud, Rita Ippolito destaca que o seminário será a oportunidade de discutir não somente bons resultados, mas os desafios que estão por vir. Rita reforça ainda que a proposta é dar voz às escolas e debater com especialistas suas experiências a partir das perspectivas do cotidiano escolar e cita como por exemplo, painéis que serão protagonizados pelas escolas. “Teremos painéis que serão realizados por escolas, uma delas conquistou um excelente resultado no Ideb, já a outra, não alcançou a média projetada, mas está superando as dificuldades a partir de um conjunto de projetos e ações”, afirma.

No primeiro dia do evento, a programação conta com a apresentação do projeto Semed/Pnud que será realizada pela secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e pela coordenadora geral do Pnud, Rita Ippolito. Em seguida haverá a palestra inaugural proferida pela diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido.

Painéis sobre a Educação compõem a grade no segundo dia do seminário. O primeiro painel que vai abordar o tema “A escola que queremos”, traz o olhar dos professores das escolas Nosso Lar e Elma Marques Luz, além de representação de estudantes. Esse painel será mediado pela Secretária de Educação, Ana Dayse Dorea.

Já o painel sobre “Educação Básica: a complexidade teórica e a prática pedagógica” terá a participação de vários profissionais especialistas em Educação, a exemplo do professor Júlio Furtado, assessor e consultor em Educação, Manoel Messias, assessor executivo da Prefeitura de Maceió, Mônica Samya, da ONG Avante, Bruna Waitman, da Plataforma Faz Sentido, Verônica Bezerra, do Unicef e Hozana Cavalcante, do Ondas Criativas, com mediação da coordenadora geral do projeto Semed/Pund, Rita Ippolito.

No segundo momento o setor de arte e cultura da Semed fará uma exposição de experiência na Rede Municipal de Ensino. Em seguida, gestoras das escolas Selma Bandeira, Luiz Pedro IV, Monsenhor Antônio Assunção e Patrícia Calheiros, do setor de Avaliação da Semed fazem uma reflexão sobre o percurso do projeto piloto de autoavaliação nas escolas de Maceió, com a debatedora professora Dra. Carlinda Leite, da Universidade do Porto.

O último painel traz o debate sobre a alimentação dos estudantes da rede. A coordenadora de nutrição escolar da Semed, Anna Carla Luna, conduz o debate sobre “A escola como promotora da segurança alimentar e nutricional” com a apresentação das boas práticas nas unidades escolares e participação da coordenadora do projeto Alimentação Escolar na América Latina e Caribe, Najla Barbosa.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]