Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/12/2018 às 16h00

Geral

Eletrobras orienta sobre cuidados com eletricidade nas festas de fim de ano

Lâmpadas pisca-piscas, decoração de natal em lojas, casas e prédios.  A época mais iluminada do ano também é a que mais precisamos de cuidados com energia elétrica. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas preparou algumas dicas importantes para ajudar o consumidor alagoano a evitar acidentes e aproveitar o período de festas de fim de ano em segurança.

Antes de iniciar a decoração, é necessário providenciar uma revisão das instalações elétricas para assim evitar possíveis curtos-circuitos. Se tiver alguma dúvida quanto à segurança, é importante consultar um profissional qualificado. É preciso também observar o estado dos fios decorativos e dos piscas para verificar se há algum fio desencapado ou emendas. Na hora em que fizer a instalação, deve-se desligar o circuito de energia e, ao ligar a decoração, não se deve utilizar benjamins, os famosos “Ts” e tomar cuidado para não ultrapassar o limite de carga da tomada.

Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo. Dessa forma, deve-se evitar o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis, como cortinas e tapetes. Também é preciso ficar atento ao comprar as luzes e piscas, evitando as que contenham metal, pois este material pode conduzir energia e provocar choques elétricos. Ao sair de casa ou quando for dormir, é preciso desligar a iluminação natalina. É importante sempre adquirir produtos certificados com o selo do Inmetro e em lojas especializadas.

De acordo com o gerente de Segurança da Eletrobras, Rafael Clemente, além das dicas mencionadas, ele orienta a ter atenção ao comprar árvore de Natal, dando preferência às que possuem a etiqueta "resistente ao fogo" e à necessidade de ficar atento a criançada. “O Natal e a decoração iluminada tornam o período mágico e encantador para as crianças, porém é preciso ter cuidado, pois elas se sentem atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites”, alertou Rafael.


Fonte: Ascom Eletrobras/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]