Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/12/2018 às 20h10

Geral

Audiência pública trata dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Audiência discutiu os direitos humanos e os anseios para os próximos anos - Joanna de Ângelis

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e o Ministério Público Federal (MPF), realizou nesta segunda-feira (10) uma  audiência pública sobre o aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O evento faz parte da programação da Semana Estadual dos Direitos Humanos, que acontece de 7 a 14 de dezembro.

Aberta ao público, a audiência visou à promoção e reflexão da sociedade sobre os caminhos e o futuro dos direitos humanos diante da conjuntura política e econômica atual, criando um panorama alusivo aos principais pontos da Declaração Universal.

A mesa de abertura foi composta pela secretária da Semudh, Maria José da Silva, pelo presidente do Conselho Estadual, Jonas Cavalcante Guimarães, e pela procuradora da República Roberta Bonfim. "É essencial estarmos juntos nesse momento de transição, de crise, pois tempos assim nos dão oportunidades para reinventar e evoluir", destacou a procuradora Roberta.

A secretária Maria José da Silva enfatizou o compromisso constante da Semudh na defesa e proteção dos direitos sociais. “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao completar 70 anos, nos desafia como defensores dos direitos fundamentais dos cidadãos. O caminho a percorrer na busca por respeito e pela concreta atuação e representação desses direitos ainda é longo, especialmente se levarmos em conta o cenário que ainda se encontra desfavorável à efetivação das garantias fundamentais da pessoa humana”, disse.

O encontro contou com participação dos convidados no debate, por meio de questionamentos relacionados a abordagem dos direitos humanos em Alagoas, como também o compartilhamento de experiências, dúvidas e anseios sobre o futuro.

“Nosso intuito é promover a discussão dos direitos humanos, especialmente de direitos básicos como educação, moradia, saúde e trabalho digno por meio de uma análise da Declaração Universal, que prevê que todas as pessoas têm direitos fundamentais inalienáveis e indivisíveis, abordando os desafios sociais no âmbito alagoano”, afirmou Jonas Cavalcante, presidente do Conselho.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada no dia 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Paris, por meio da Resolução 217 A (III) como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]