Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
27 de maio de 2019
min. 22º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tremor de magnitude de 8,1 graus abala noroeste do Peru
12/01/2019 às 12h30

Geral

Formação voltada ao policiamento ostensivo e novas turmas CFP marcam visita técnica do comandante-geral da PM ao CFAP

Comandante-geral da PM participa de formatura matinal do CFAP - Divulgação/PM-AL

Oficiais, praças e alunos-soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) receberam a visita técnica do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Marcos Sampaio. Na manhã dessa sexta-feira (11), o oficial superior interagiu com os futuros soldados da corporação e adiantou os planos para novas turmas do Curso de Formação de Praças (CFP), em 2019.

Durante a passagem pelo CFAP, o comandante-geral participou da formatura matinal e esteve também nas salas de instruções conversando com o alunato. Com formatura marcada para a primeira semana de fevereiro, a turma do CFP 2018 preencherá os quadros do efetivo dos batalhões e companhias independentes, tanto na capital quanto no interior do estado.

O planejamento para receber os futuros soldados da PMAL já foi elaborado pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI). Essa turma será empregada diretamente nas ruas e nas viaturas, focando nas regiões que mais precisam. Com isso, os alunos colocarão a serviço da sociedade o que aprenderam nas cadeiras do CFAP como abordagem policial, policiamentos ostensivo e de eventos.

O comandante-geral da PM ressaltou a importância de uma formação técnica para os novos policiais. “O governo está investindo alto em segurança pública. Alagoas foi o estado que mais reduziu os Índices de Crimes Violentos Letais Intencionais, o CVLI. Acreditamos que a chegada desses quase mil novos soldados irá ajudar a diminuir ainda mais esses números”, comentou o oficial. O CVLI compreende crimes com a intenção de matar como homicídio doloso, latrocínio e feminicídio, por exemplo.

Na oportunidade, o tenente-coronel Pedro Moura, comandante do CFAP, apresentou as instalações em reforma e as que tiveram obras concluídas. Para ele, essa visita na última fase da formação dos pelotões foi importante para solidificar o alinhamento existente entre Unidade e administração. “A vinda do coronel nos proporciona uma aproximação do discentes com a gestão. É muito significativo para os soldados em formação ouvirem e perceberam o zelo e a preocupação que o alto comando tem com eles”, salientou.

CFP 2019

A respeito de novas turmas, esse ano a PMAL deverá formar 500 novos militares, referente aos candidatos aprovados em 2018. Ainda sem convocação prevista, o CFAP poderá formar turma remanescente de 2006; assunto que está em discussão entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e o Comando Geral. “Para esse ano entram a turma do último concurso. Já a reserva técnica de 2006 é uma ação judicializada que deverá passar por etapas de exames de saúde e avaliação física para que os aptos possam ingressar no curso”, explicou o coronel Marcos Sampaio.


Fonte: Ascom PM/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]