Felipe Camelo
Creio que o mundo é redondo pra dar voltas. Ciclos se encerram pra que novos se iniciem. E como também creio que ninguém é alguém sem outro alguém, aqui estou eu, na equipe Painel Alagoas, aceitando carinhoso convite dos amigos Eliane Aquino & Ricardo Leal, editores aqui da revista, e também do portal painelnoticias.com.br, onde começo a postar 1 blog no final deste janeiro.
Nesta 1ª ‘coluna’, destaco o importante trabalho que Dr. Edgard Antunes vem desenvolvendo, comandando o Hospital do Açúcar, diretores, médicos, enfermeiros, copeiros, maqueiros, cozinheiros, nutricionistas… Enfim, a dedicação é geral. Sei disso, porque em 1999 sofri sério acidente de carro e foi no Hospital do Açúcar que me recuperei. Sendo assim, destaco, aqui, as mudanças no tradicional hospital na Fernandes Lima.
Então, caríssimos leitores, a partir desta edição, todos os meses, euzinho, + feliz que nunca, apresentando este novo trabalho, com o mesmo prazer e entusiasmo. Mas não pensem que esta coluna será sempre a mesma.. Numa, posso publicar o perfil de alguma personalidade atuante, ou cobertura de festas e eventos, lançamentos de produtos… Assim, esperem sempre novidades. Aguardem fevereiro!!!
Que o açúcar sempre foi importantíssimo para a economia alagoana, todos sabemos, tanto que os usineiros, fornecedores de cana, o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA – hoje extinto) e a Associações de Classe criaram em 1º de fevereiro de 1949 a Fundação Hospital da Agro-Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, que ficou conhecido popularmente como Hospital do Açúcar.
Inaugurada em 26 de janeiro de 1957. a ideia inicial era oferecer “serviços gratuitos e assistência médico preventiva, hospitalar, farmacêutica, odontológica e social aos trabalhadores agrícolas e industriais da lavoura canavieira e da indústria do açúcar e do álcool”.
“Com o passar dos anos e em conformidade com as conquistas sociais dos trabalhadores, a promulgação da Constituição de 1988 e a legislações dela decorrentes, a finalidade da
Fundação Hospital da Agro-Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas adequou-se às demandas sociais, passando a garantir os direitos sociais à população em geral, por meio de assistência particular, convênios e Sistema Único de Saúde, descaracterizando-se assim o atendimento unicamente aos trabalhadores rurais”, segundo Luiz Eustáquio Filho, diretor de patrimônio, que vem desenvolvendo trabalho de reposicionamento da instituição e amplamente debatido com todas as esferas do hospital, culminando nesta requalificação.
Obras, reformas e ampliações garantiram a grandeza do Hospital que passa atualmente, por novo estudo, realizado pela Agência Engenho, que apontou a importância de se eliminar o muro da fachada, ampliando e abrindo pra cidade o paisagismo de sua enorme área verde, de 6 hectares. Por + de 6 décadas, toda aquela área era restrita aos que se encontram no hospital sejam pacientes, acompanhantes, funcionários e fornecedores.
Nenhuma reforma já realizada se preocupou também em atrair a população a frequentar seu jardim, agora assinado pelo Escritório de Arquitetura Lúcio Moura, inclusive com passeios, trilhas, espaços pra relaxamento... além de 1 restaurante, igualmente acessível ao público em geral.
Desde sua inauguração, inúmeras transformações, internas e externas, humanas e tecnológicas, aconteceram. Atualmente, conta com + de 600 médicos e, 1.300 profissionais contratados atuando nas + diversas áreas, entre assistência e administração.Dispõe hoje de 268 leitos ativos, sendo 172 enfermarias, 77 apartamentos (estes com alas recém reformadas), além de 29 de UTIs 'Geral Adulto', 'UTI Coronária', 'UTI Neonatal e Pediátrica', e uma 'UTI Neurológica', em construção, também destinados ao atendimento de convênios, particulares e SUS.
Dr. Edgar Antunes, foi reconduzido ao cargo pra + 1 mandato como Presidente Executivo, durante reunião do Conselho Administrativo, no ano passado, que, entre outras pautas, decidiram a troca do nome, de Hospital do Açúcar pra Hospital Veredas, sugestão do dr. Edgar, devidamente aprovada por unanimidade.
Estudos comprovam que + de 185 mil pessoas passam por dia na frente da instituição, e agora poderão caminhar em seu jardim e contemplar a natureza da maior área verde do estado, em um hospital alagoano.
Com certeza, vale caminhada, passeio, relaxamento... A saúde agradece!!!
Fonte: Painel Alagoas