Dólar com. 5.6435
IBovespa 3
10 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Dia das Mães: 80% dos moradores de favelas pretendem dar presentes
14/01/2019 às 07h55

Geral

Holanda surpreende também no réveillon

Fogueiras gigantes, horas seguidas de fogos de artificios e banhos no gelado mar do Norte fazem da Holanda um destino muito alegre e surpreendente na virada de ano

Reprodução

Dora Nunes, da Holanda

Na Holanda o réveillon é uma grande festa que se inicia por volta do dia 27 de dezembro com uma competição onde duas cidades se enfrentam para ver quem constrói a maior fogueira para ser queimada na passagem do ano. O palco de uma delas é a praia de Schevenigen, em Haia, que fica a 70 km de Amster­dam. A tra­dição originou-se em 1850 com o costume de queimar de árvores de Natal na rua e para evitar o perigo, a prefeitura resolveu criar uma competição apoiando as cons­truções de fogueiras gigantescas na praia. 

A iniciativa deu tão certo que a partir de 2014 a competição ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Nacional da Holanda. Em 2015, a Vreugdevuur Scheveningen - que quer dizer fogueira da alegria - estabeleceu o recorde no Guinness World Records de maior fogueira do mundo com 8695m3, o qual detém até a atualidade. 

Além disso, para as comemorações da passagem do ano é permitido que qualquer pessoa faça o seu próprio show pirotécnico e realmente todos o fazem. São gastos milhares de euros que se transformam em um magnifíco e ininter­rupto espetáculo proporcionado pela pró­pria população. As queimas são liberadas das 18hs até às 02hs da manhã e as pessoas investem seu próprio dinheiro nesses espetáculos e proporcionam uma queima de fogos ininterupta durante esse intervalo de tempo. 

Em 31 de dezembro de 2017, segundo a imprensa holandesa, foram gastos cerca de 70 milhões de euros em fogos de artificio para a virada. E tem ainda as prefeituras de cidades como Amsterdam, Rotterdam e na pró­pria Haia - uma das cidades onde acon­tece a queima das fogueiras - que fazem os tradicionais shows pirotécnicos. É incrível ficar ouvindo e vendo fogos de artificio durante horas seguidas, e por toda parte. A combinação disso com as fogueiras gigantes tem um grande apelo e atrai muitos turistas. 

Banho gelado e sopa quente no novo ano - Mas as surpresas não param por aí, além de fogueiras ardentes e demorados espetáculos de fogos de artificio, no primeiro dia do novo ano os holandeses ainda tem pique (e coragem) para o tradicional banho de mar (gelado!!). No início de 2018, cerca de 51 mil pessoas participaram do mergulho no mar do Norte com a temperatura de cerca de 7 graus. A festa tem o patrocínio de uma grande indústria de sopas, que entrega um kit aos participantes, que entre outras coisas, contém gorrinho laranja, vale sopa e uma latinha de vaselina, que segundo se acredita por lá, ajuda a diminuir o frio quando espalhada pelo corpo antes do banho. 

Para os corajosos que se habilitam a entrar na mar, são montadas tendas enormes e aquecidas para manter a temperatura suportável em trajes de banho. Meia hora antes do mergulho, todos saem das tendas e participam de um aquecimento coletivo com muita música e coreografias, até que às 12h30 em ponto, é dada a largada, com direito a contagem regressiva e arrastão para ver quem se joga primeiro no mar gelado. Depois do mergulho,  é distribuida a tradicional sopa holandesa de ervilhas que serve para aquecer o novo ano. 

A festa continua na sequência com bandinhas de música por toda a passarela da orla, onde circula um tapete de gorros laranjas que recordam a famosa “laranja mecânica” como ficaram conhecidos os holandeses no mundial de 1974: depois de uma campanha histórica - e de não sagrar-se campeã, diga-se de passagem - a seleção da Holanda que encantou o mundo com um futebol veloz e preciso, denominado de "carrossel", acabou sendo carinhosamente apelidada de Laranja Mecânica, em homenagem ao clássico filme do americano Stanley Kubrick, sucesso cinematográfico da época.

Serviço

Quem quer participar do mergulho deve chegar à Praia de Scheveningen às 10 da manhã e fazer a inscrição com a quantia simbólica de 3 euros, dos quais uma parte é doada para uma instituição filantrópica. 


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]