Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/01/2019 às 18h30

Geral

Recadastramento de veículos de passageiros começa nesta sexta em Arapiraca

Divulgação

A Prefeitura de Arapiraca vai começar o recadastramento dos veículos de passageiros que circulam no município nesta sexta-feira (18). O prazo vai até o dia 28 de fevereiro. O serviço será realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em cumprimento à legislação do sistema de transportes para recadastrar os veículos de transporte de passageiros e renovar suas licenças junto ao órgão municipal.

Este ano os transportes de mototáxi, transporte escolar e transporte complementar alternativo terão que ser submetidos à inspeção veicular.

O descumprimento à portaria leva a pena de multa, inclusão na dívida ativa do município e até mesmo a cassação de alvará dos permissionários dos serviços de transporte público de passageiros.

Nesta categoria estão incluídos táxi, mototáxi, vans e ônibus que fazem o transporte coletivo intramunicipal, no perímetro urbano da cidade, e que também realizam transporte escolar e de carga dentro do Município de Arapiraca.

Durante o recadastramento, os técnicos da SMTT farão vistoria nos veículos e checarão todos os documentos para se certificarem do exercício legal da profissão junto aos órgãos competentes.

Cumprimento à lei

Sobre a legislação municipal de transportes em Arapiraca, a prefeitura é responsável em gerir o sistema de transporte de maneira a aplicar os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana com foco na melhoria do sistema de transporte de passageiros e bem-estar da população.

O superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, destacou que o cumprimento ao recadastramento manterá a legalidade dos permissionários e proporcionará segurança e qualidade aos usuários.

“É necessário que os permissionários mantenham a regularização e o recadastramento de seus veículos para fortalecer a política de desenvolvimento urbano do transporte de passageiros e segurança à população”, destacou Jodelmir de Souza.

O superintendente reforçou ainda, que o recadastramento do transporte público também estabelece às exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como à legislação municipal.

O diretor de Transportes e Trânsito da SMTT, Aílton Pereira, informou que a legislação deve ser cumprida pelas categorias, para que cada uma possa assegurar seus direitos e cumprir seus deveres junto à prefeitura.

“É necessário o cumprimento da legislação justamente no sentido de assegurar seus direitos e garantir o funcionamento do transporte público a serviço da população”, ressaltou Pereira.

Permissionários

O recadastramento de táxi assegura o regulamento do serviço, assim como a utilização do taxímetro (a SMTT recomenda que a população exija o uso do mesmo nas corridas), certificado de bons antecedentes, entre outras qualificações.

Para os mototaxistas é necessário que a categoria cumpra as exigências das legislações federal e municipal, como possuir curso obrigatório e cumprir itens de segurança, além da inspeção do veículo. Obrigações estabelecidas pelas resoluções 356 e 410 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

No caso de ônibus e vans, os permissionários devem cumprir as linhas, horários e itinerários de acordo com as necessidades da população. Assim como na cordialidade do tratamento aos passageiros, além do cumprimento à Lei da Meia Passagem para estudantes e a isenção de tarifa para deficientes e idosos.

O recadastramento, que vai até o dia 28 de fevereiro, também garante o funcionamento do transporte escolar no município e a SMTT orienta os pais e responsáveis pelos alunos, que utilizam o transporte escolar, a fiscalizarem a regularização da categoria junto à SMTT e ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).


Fonte: Ascom Arapiraca

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]