Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/01/2019 às 13h00

Geral

Cratera na Bahia cresce quase 4m e atinge 89,5m de comprimento

Ainda não se sabe o que está causando a erosão

Reprodução/TV Bahia

cratera gigante que se abriu na cidade de Vera Cruz, perto da comunidade de Matarandiba, Ilha de Itaparica (BA), aumentou cerca de quatro metros de comprimento, segundo a Dow Química - empresa multinacional que atua na área onde está a erosão.

Em dezembro do ano passado, quando as medidas foram divulgadas pela última vez, a cratera tinha 86 metros de comprimento e 36 de largura. Agora, mede 89,5 metros de comprimento e 40,9 metros de largura.

Da mesma forma que na última medição, a profundidade do buraco diminuiu - de 40 metros para 36,4 metros -, pois há acúmulo de detritos que caem com o crescimento do buraco.

A empresa informou ao 'G1' que ainda não sabe o que está causando a cratera. A conclusão da primeira parte dos resultados das avaliações está prevista para o segundo trimestre deste ano.

Ainda segundo a Dow, espera-se que a erosão aumente até estabilização do terreno. Sob o ponto de vista técnico, a tendência é que as bordas fiquem do mesmo tamanho que o fundo do buraco.

Baseando-se num estudo geomecânico divulgado no final de novembro, conduzido pela consultoria independente alemã Institute for Geomechanics (IFG), a Dow garante que a comunidade de Matarandiba está segura. No entanto, por prevenção, foram instaladas tecnologias que oferecem informações em tempo real dos movimentos do subsolo na área.

Em setembro, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito para apurar o que estaria causando a cratera.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]