Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/01/2019 às 06h30

Geral

Prefeitura oferece acesso gratuito a cadeiras anfíbias

Cadeiras anfíbias do Projeto Praia Acessível são disponibilizadas para turistas e maceioenses com deficiência pela Prefeitura de Maceió. - Pei Fon/ Secom Maceió

Na mira do desenvolvimento do turismo inclusivo, a Prefeitura de Maceió investe em equipamentos e serviços para garantir que os maceioenses e turistas cadeirantes que chegam à capital alagoana na alta temporada possam aproveitar o principal atrativo do destino, a praia. Esse é o objetivo do Projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para transporte de pessoas com deficiência física mediante solicitação e desenvolve uma série de atividades voltadas para este público uma vez por mês, na orla de Pajuçara.

O projeto será ampliado e disponibilizado diariamente após a construção da Guarderia Acessível – equipamento público destinado a pessoas com deficiência e esportistas náuticos, localizado na orla de Pajuçara, que será entregue este ano pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo Federal.

“A Prefeitura de Maceió entende que a acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento do setor turístico e a capital alagoana tem tudo para se tornar referência com a construção da Guarderia, que ampliará o atendimento a turistas e maceioenses com deficiência. Em parceria com a iniciativa privada, vamos trabalhar para que a capital avance na oferta desses serviços”, destacou o titular da Semtur, Jair Galvão.

Embora as atividades se concentrem uma vez por mês, as cadeiras anfíbias podem ser solicitadas todos os dias à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), que coordena o projeto. Para ter acesso, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do Praia Acessível pelo número (82) 99102-4596 para saber a disponibilidade do equipamento no momento e efetivar o pedido.

A última edição do Praia Acessível foi realizada em dezembro do ano passado, na Praça Jerônimo Ciqueira, na orla de Pajuçara, e reuniu cerca de 400 pessoas. O projeto deve voltar a acontecer a partir de fevereiro. “Estamos reestruturando o projeto, comprando mais equipamentos e organizando a próxima edição com foco na programação das prévias carnavalescas, com muitas atividades recreativas”, revelou o diretor técnico e coordenador do projeto, João de Barros.

Hotéis acessíveis

O turismo acessível também é uma preocupação do setor hoteleiro. A maioria dos hotéis dispõe de quartos adaptados, banheiros amplos, elevador, rampa e corredores mais largos que facilitam a circulação dos cadeirantes e garantem mais conforto na estadia deste público. “É uma iniciativa importante e que tem surtido efeito nas experiências dos turistas com deficiência. Todo mundo que chega aqui quer tomar um banho nesse mar azul e ter esse serviço à disposição é um diferencial”, comentou a gerente operacional do Hotel Ponta Verde, Edneia Sobral.


Fonte: Ascom Semtur

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]