Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/01/2019 às 04h59

Geral

Pinheiro: Rua Miguel Palmeira será interditada para estudo nesta segunda (21)

Os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil seguem com os estudos no bairro Pinheiro para identificar a causa do surgimento de fissuras na região. Um dos levantamentos em andamento é o da eletrorresistividade, que é um método geofísico a fim de avaliar a profundidade do solo por meio da sondagem elétrica. Para viabilizar o estudo, o trânsito na Rua Miguel Palmeira, próxima ao Cepa, estará interditada nesta segunda-feira (21), das 08h às 17h, com o auxílio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A eletrorresistividade é um método geofísico que investiga a existência de água e estruturas geológicas em profundidade do solo. Isto ocorre por meio de fios, que entram no solo por pequenos furos, para a indução de corrente elétrica. Estes pontos de estudo foram escolhidos estrategicamente para avaliar a gravidade dos danos causados pelo tremor registrado em março de 2018.

O estudo da eletrorresistividade foi iniciado no dia 15 de janeiro e segue até a próxima quinta-feira, dia 24. De acordo com a programação dos Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, o estudo seguirá nos próximos dias na Rua Prof. José Rua José Silveira Camerino (terça-feira, dia 22), na Rua Pedro Suruagy (quarta-feira, dia 23) e na Alameda São Bento (quinta-feira, dia 24). A interdição ocorre com o auxílio e orientação de agentes de trânsito da SMTT e acontece das 08h às 17h.

Sondagem

Também nesta segunda-feira (21), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) inicia o estudo de sondagem, que será executado pelos pesquisadores em Geociências do órgão para identificar as características das camadas de solo e sedimentos que compõem o terreno em profundidade. O trabalho será iniciado na área do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), ao lado da quadra coberta e da Escola Professor Vitorino da Rocha. No local, um dos pesquisadores receberá a imprensa às 10h para informar as áreas onde ocorrerão as sondagens, o que é o método, para que ele serve, qual tipo de sondagem será feita, assim como a profundidade e a largura das perfurações.

De acordo com a CPRM, o estudo não oferece nenhum risco à população, tampouco agrava as rachaduras e afundamentos já identificados. As batidas do martelo podem gerar ruídos sonoros. As Defesas Civis Estadual e Municipal acompanharão a execução do trabalho.

Para mais informações sobre os estudos geológicos que estão sendo realizados no Pinheiro, o cidadão pode buscar os canais oficiais de informação, seja no site da Prefeitura de Maceió, por meio do link www.maceio.al.gov.br/defesacivil, ou pelo número 0800 030 6205.


Fonte: Ascom Semds

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]