Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/02/2019 às 12h08

Geral

Incentivo: Prefeitura premia estudantes do Turismo do Saber

Projeto Turismo do Saber tem como objetivo promover a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió

O prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, participou, na manhã desta quarta-feira (20), do encerramento do projeto Turismo do Saber 2018, que tem como objetivo incentivar e promover a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió. Durante o evento, realizado no Parque Shopping, em Cruz das Almas, foram premiados os vencedores do concurso de frases temáticas.

“A Prefeitura juntou diversas secretarias, incentivando a criançada a conhecer a nossa cidade. Após conhecer alguns de nossos pontos turísticos e realizar passeios, como no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), eles desenvolveram frases de efeito que relatam belezas naturais da capital. As frases mais pontuadas foram premiadas como forma de incentivo à participação das crianças”, destacou Marcelo Palmeira.

Foram 3 vencedores escolhidos por votação aberta no Facebook. Os autores das frases que tiveram o maior número de votos receberam um notebook, para o primeiro lugar; uma diária em um hotel da cidade, cedida pela Associação da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), para o segundo colocado; além de um passeio com a empresa Luck Receptivo, que ficou com o terceiro classificado na votação.

A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Para o secretário municipal de Turismo, o projeto aproxima o jovem do turismo e abre possibilidade, inclusive, para a inserção no mercado turístico. “Hoje nós encerramos mais uma edição do projeto, que desde 2016 aproxima o turismo das nossas crianças. O projeto consiste em uma aula teórica e pratica sobre o turismo, sobre a importância de viver em uma cidade turística e a importância do meio ambiente nesse cenário. Tudo isso com a intenção de preparar essa nova geração que vai cuidar desse legado futuro que é o turismo em Maceió, que é uma atividade econômica tão importante. Ao todo, já foram atendidas mais de duas mil crianças, 37 escolas e 20 casas de passagem. Nós seguimos obedecendo a diretriz da Prefeitura”, disse.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, falou da importância da ação. “É um projeto não só de evidência, mas de uma oportunidade para as nossas crianças e adolescentes das escolas municipais de Maceió. Destaco a parceria de excelência entre as secretarias de Educação e Turismo. Onde a gente busca as crianças na escola e os alunos têm isso como um currículo complementar da formação deles. Por meio disso, elas têm a oportunidade de conhecer a cidade também de forma cultural, pois há visitação em teatros e museus. A maioria desses alunos é de bairros periféricos. Alguns conhecem o mar pela primeira vez nesse projeto. Aí é uma coisa que desperta cedo o interesse pelo turismo, o conhecimento pela cidade, pela rede hoteleira, isso vai dar a oportunidade descobrir um mundo de trabalho no futuro, justamente em uma cidade que tem vocação para o turismo”, enfatizou.

“Fiquei muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar. O pessoal do turismo foi na minha escola. Em seguida, tivemos um passeio em Jaraguá. Houve o concurso de frases. Pensei e decidi participar”, explicou Igor Fernando Souza, que ficou em primeiro lugar na premiação.

O ano de 2018 também marcou o início das atividades do Turismo do Saber Profissional, modalidade destinada a oferecer capacitações aos profissionais do setor hoteleiro e demais prestadores de serviços que estão na linha de frente do segmento e atendimento ao turista.

O projeto conta com importantes parceiros entre órgãos públicos, instituições e entidades do trade turístico. Entram nessa lista o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Associação Comercial de Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Sesc Alagoas, Parque Shopping, Cinesystem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE – AL), Luck Receptivo entre outros parceiros ligados ao trade turístico de Maceió.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]