Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
23/02/2019 às 12h30

Geral

Gastronomia e folguedos lideram preferência de turistas

Folguedos foram apontados como um dos maiores atrativos pelos turistas. - Bárbara Pacheco / Ascom Semtur

A Prefeitura de Maceió lançou esta semana o calendário de eventos culturais previstos para a cidade ao longo de 2019. Entre estes, um dos mais aguardados é o Natal dos Folguedos, que em uma pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), constatou a preferência de centenas de turistas pela gastronomia e as apresentações culturais da programação do evento.

Os dados divulgados pelo Observatório de Turismo de Maceió, setor da pasta responsável por tornar públicos informações, números e estatísticas sobre a atividade turística na capital alagoana, apresentam o resultado de questionários aplicados no período de 14 a 23 de dezembro de 2018, quando a equipe da Semtur entrevistou 260 turistas de todas as regiões do País, com faixa etária entre 31 e 40 anos.

Entre as preferências dos entrevistados, a feira gastronômica promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas obteve 41,31%, seguida pelos folguedos e outras apresentações artísticas, com 22,78%.

A maioria dos turistas entrevistados, 42,31%, veio da região Sudeste, que se configura como o maior mercado emissor de visitantes para Maceió – 30,65% vieram de São Paulo e 8% do Rio de Janeiro. Em seguida, a região Nordeste aparece com 24,23%. No período da pesquisa, 44,36% dos turistas permaneceram em Maceió por mais de sete dias.

Confira a pesquisa completa no Observatório do Turismo de Maceió clicando aqui.

Novo produto turístico

O Natal dos Folguedos vem se consolidando como um importante produto turístico do destino Maceió, se fortalecendo dentro do calendário cultural e comemorativo da capital alagoana. Com estrutura montada na orla de Pajuçara e iluminação especial, que se estende por diversos trechos do calçadão, o evento cresce e atrai mais visitantes a cada ano, com potencial para alavancar ainda mais o turismo local.

A extensa programação, que ano passado foi realizada em nove dias, antecipa a temporada turística de Natal e reúne cultura, gastronomia e decoração natalina. Aberto ao público, o evento conta com apresentações de cultura popular, corais, atrações infantis e shows musicais com artistas locais, além de uma feira gastronômica com mais de 20 restaurantes e diversos pratos da culinária nordestina.

A realização do Natal dos Folguedos é resultado de uma parceria da Prefeitura de Maceió, com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento também contou com o apoio de entidades do trade turístico como Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – AL), além do patrocínio da Coca-Cola e do Ministério da Cultura.


Fonte: Ascom Semtur

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]