São vários os elogios que intencionam reconhecer o mérito das mulheres, mas que na verdade só elevam a conquista delas, pois tomam como referência uma postura ou atitude masculina. “Dirige igual a um homem”, “não tem frescura, parece até um cara” e “seu trabalho está muito bom, parece até um homem quem fez” são alguns exemplos que, no lugar de elogiar, acabam diminuindo o empenho próprio de cada mulher ao realizar determinada tarefa.
Como forma de chamar atenção para a importância do reconhecimento e de se fazer um elogio da melhor forma, o Núcleo de Criação (NUC) da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal criou a campanha Elogie sem Comparação para o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
“O objetivo é fazer as pessoas refletirem quando for fazer um elogio. Reconhecer as qualidades, as conquistas e a competência da mulher, mas sem tomar como parâmetro o sexo masculino como se fosse um ‘padrão de qualidade’ com o qual deve ser comparado”, explica a coordenadora do NUC e programadora visual da Ufal, Camila Fialho, publicitária responsável pela criação da campanha.
"A desigualdade de gênero é tão naturalizada que o elogio à mulher, pela sua capacidade de realizações importantes, sempre lhe é atribuído em comparação aos feitos do homem como balizador de sua qualidade. Somos fortes e resistentes e construiremos o tempo em que o machismo e as opressões de gênero, raça e classe serão superados e estas comparações não mais existirão", comentou a reitora Valéria Correia.
A campanha Elogie sem Comparação pode ser conferida nas redes oficiais da Ufal no Twitter, Facebook e Instagram por meio da @ufaloficial.
Fonte: Ascom Ufal