Dólar com. 5.1658
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
16/03/2019 às 22h00

Geral

Ouvidoria do SUS em Maceió tem atuação destacada

Divulgação

Ter a missão de garantir voz ao cidadão ou funcionário que faz uso dos serviços públicos de saúde, possibilitando que suas manifestações – reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões – se transformem em importantes ferramentas de gestão é uma das principais tarefas do Ouvidor. E neste sábado (16), o dia é dedicado ao reconhecimento do trabalho desse profissional, que vem fazendo uma grande diferença para a melhoria da assistência em saúde no município.

Na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem assegurado esse acessível canal de comunicação à população por meio da Ouvidoria do SUS em Maceió, aproximando os cidadãos da gestão pública de saúde. Implantada em 2006, a Ouvidoria da SMS consolida a cada dia seu papel como um dos principais canais de articulação entre a população e a gestão de saúde no município, fortalecendo a transparência e o controle social.

“Ao longo dos anos, esse trabalho vem ganhando credibilidade e respeito junto aos diversos públicos, não só por assegurar mais agilidade e resolutividade às demandas registradas, mas especialmente por contribuir diretamente para a melhoria da qualidade nos serviços ofertados pelo SUS e do atendimento aos usuários”, afirma a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa.

Localizada no prédio da SMS (Rua Dias Cabral, 569, Centro) e com pontos presenciais no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (localizado na Praça da Maravilha) e no PAM Salgadinho, a Ouvidoria do SUS em Maceió é considerada pelo Ministério da Saúde uma das melhores experiências da área no país e uma referência – para os demais órgãos municipais, além de outras cidades alagoanas, como Rio Largo, Satuba e Arapiraca.

Isso ocorre devido ao alto poder de resolutividade que vem apresentado ao longo dos anos: 90% das 180 demandas recebidas mensalmente têm um encaminhamento satisfatório e os demais 10% são encaminhados como processo administrativo. Entre as principais demandas recebidas estão o acesso a consultas e especialidades médicas, demandas por medicamentos, acesso a serviços de vigilância em saúde e questões de gestão e recursos humanos.

A importância do papel da Ouvidoria do SUS em Maceió levou a gestão, inclusive, a adotar a ferramenta como uma das exigências a serem cumpridas pelos prestadores de serviço – ambulatoriais e hospitalares – contratualizados pelo município, através do qual a prestação dos serviços são continuamente monitoradas. Atualmente, o acompanhamento é feito pela Comissão Interna de Acompanhamento e Instrução da Contratualização da SMS junto aos hospitais Universitário (HU), Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Sanatório e Hospital do Açúcar, além das instituições da rede ambulatorial, que são Adefal, Pestalozzi, AAPPE, APAE sede e APAE Audiovisual.

“O monitoramento dos critérios exigidos para a contratualização tem sido essencial para o cumprimento dos requisitos que visam a qualidade da assistência e funciona também como um processo de conscientização permanente, sobre a necessidade de se prestar um bom atendimento à população”, reforça Josiene.

No desempenho diário, a Ouvidoria do SUS em Maceió promove o acolhimento dos usuários em reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do município, levando essa informação ao conhecimento dos setores que compõem a sub-rede de atendimento e aos órgãos competentes – representado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), coordenações de Farmácia e Bioquímica, de Vigilância Sanitária e de Distritos Sanitários. Além destes, integram esse grupo a Gerência de Atenção Psicossocial e as Ouvidorias do PAM Salgadinho, do 2º Centro de Saúde e das UPAS do Trapiche e do Benedito Bentes.

A Ouvidoria do SUS em Maceió funciona – para o recebimento de reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos usuários – de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone 3315-5254 ou pelo e-mail: [email protected].


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]