Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
18/03/2019 às 20h00

Geral

Cerest Maceió e parceiros inspecionam canteiros de obras

Engenheiros do Trabalho Paulo Fernandes e Genivaldo Matos, do Cerest Maceió e do Crea/AL, respectivamente. - Cerest Maceió

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió está dando início às ações de fiscalização do Projeto de Incentivo à Formalidade na Construção Civil. As inspeções estão sendo realizadas sempre às quartas-feiras e têm como alvo os canteiros de obras da construção civil em condomínios e bairros da região metropolitana de Maceió.

Implementadas em 2018, as ações do Projeto são realizadas em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas (Crea/AL), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), os sindicatos da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon/AL), dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Alagoas (Sindticmal), Grupo Prevencionistas/AL, Ministério Público do Trabalho (MPT/AL) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) .

“O objetivo principal dessas ações é reduzir o índice de informalidade existente no segmento da construção civil, que atinge cerca de metade dos trabalhadores do setor, fragilizando o processo de garantia de direitos perante os empregadores”, explica o engenheiro do trabalho Paulo César Fernandes, do Cerest Maceió, que vem realizando o trabalho em conjunto com a fisioterapeuta Melânia Vitorino.

Fernandes ressalta que, em cada local visitado, a equipe tem como missão averiguar as condições de trabalho no canteiros de obras e fazer a verificação de três pontos essenciais: se a obra está cumprindo as normas regulamentadoras do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, checar o registro de empregados e analisar as documentações obrigatórias, além da Assinatura de Responsabilidade Técnica do Engenheiro que elaborou e o engenheiro que está executando.

“Quando há a constatação dos problemas, os responsáveis são orientados a solucionar as pendências, adequando o canteiro de obras aos padrões necessários”, reforça Fernandes.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]