Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/04/2019 às 15h30

Geral

MPT, TRT e SRTb traçam ação conjunta para discutir transtornos mentais na área da Saúde

Instituições convocarão sindicatos para discutir assunto, em audiência marcada para 9 de maio; em 5 anos, Alagoas registrou 705 afastamentos por doenças mentais e comportamentais

O Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb) convocarão todos os sindicatos de trabalhadores e empregadores da Saúde em Alagoas, no dia 9 de maio, para discutir medidas de combate a um problema silencioso, mas perigoso: os transtornos mentais relacionados ao trabalho. Apenas em 2017, o Brasil registrou mais de 9 mil afastamentos previdenciários por doenças mentais e comportamentais, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

O objetivo da medida, segundo o procurador do MPT Rodrigo Alencar, é identificar as causas de adoecimento nos profissionais do setor, os tipos de doenças mais comuns que vem vitimando os trabalhadores e se as empresas estão realizando ações para coibir esse tipo de dano no ambiente laboral. Segundo Alencar, vários fatores podem desencadear um problema psíquico decorrente da atividade laboral, e devem ser vistos como alerta para a busca de um ambiente de trabalho saudável.

“Jornadas exaustivas, pressões pelo cumprimento de metas e um ambiente laboral com condições inadequadas são fatores que podem levar o trabalhador à ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outras doenças. A partir dessa preocupação, queremos ouvir as categorias envolvidas para saber a origem dos problemas e buscar as ações necessárias para combatê-los”, explicou Rodrigo Alencar.

A audiência para discutir o assunto está marcada para acontecer às 9h do dia 9 de maio, na sede do Ministério Público do Trabalho, próximo ao Maceió Shopping.

Caso de suicídio

Em março deste ano, um técnico de enfermagem tirou a própria vida em um hospital de Coruripe e, segundo informações publicadas pela imprensa, teria deixado uma carta com os motivos do suicídio. O MPT instaurou procedimento para apurar o que teria motivado o suicídio do profissional.

Afastamentos

Em cinco anos - de 2012 a 2017 -, Alagoas registrou 705 afastamentos do trabalho por doenças mentais e comportamentais. Em todo o país, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, cerca de 13 mil trabalhadores vítimas de transtornos mentais e comportamentais foram aposentados por invalidez; cerca de 169 mil auxílios-doença foram concedidos no mesmo ano.



Fonte: Ascom MPT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]