Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/04/2019 às 15h00

Geral

População contribui com elaboração de metas para os próximos anos de gestão

Projeto estimulou participação popular na construção do Plano Plurianual do Estado

Propostas serão discutidas com órgãos responsáveis e encaminhadas ao Legislativo - Minne Santos/Agência Alagoas

Ouvir a população e construir o futuro de Alagoas de forma coletiva. Foi com essas premissas que a Caravana do Planejamento rodou, neste mês, diversos municípios do estado. O circuito, que faz parte do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, teve sua última parada nesta quarta-feira (17), na Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Cepa. 

Mediado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio  da Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan), o projeto tem facilitado o diálogo entre Governo e população e reunido demandas sociais a serem implementadas no Plano, que define as metas e prioridades da administração pública para os próximos quatro anos de gestão.

“Montar esse documento significa, sobretudo, definir uma carteira de prioridades. Depois de estabelecidas as metas com base no que a sociedade relata, levamos as propostas para os órgãos responsáveis, discutimos sobre e alinhamos no PPA”, explica o superintendente da Suplan, Israel Lins.

Morador do bairro de Ipioca, Jesiel Pontes foi um dos que estiveram presentes na Caravana. No projeto, ele deu inúmeras contribuições, focando, principalmente, no desenvolvimento da economia solidária e na construção de um plano pesqueiro para o litoral norte alagoano.

“Os produtores de peixe, de camarão ou de ostras que trabalham no litoral Norte estão precisando de um incentivo a mais por parte do governo, mas a gente está tendo esse espaço de troca e percebemos que há uma esperança para essas propostas que fizemos. Já nos sentimos em posse de vitória porque esse projeto é grandioso. Estamos plantando as sementes e esperamos em breve colher os frutos”, afirma o alagoano. 

A produtora cultural Lailla Brito também participou do momento e reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da participação popular na gestão pública. “Estamos tendo a possibilidade de agregar nesse processo e de saber o que podemos fazer para que as nossas prioridades sejam efetivadas. Essa iniciativa mostra que nós estamos sendo ouvidos e isso traz mais tranquilidade”, completa.

De acordo com o secretário titular do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, a expectativa é que o PPA seja encaminhado até setembro para o Legislativo. Quando sancionado, o documento será publicado em Diário Oficial.

“O intuito é tornar esse planejamento cada vez mais transparente e democrático. Trazer a população para a mesa de decisões e estimular que ela acompanhe e cobre do Estado a execução das ações previstas. Apesar de a Caravana terminar por este momento, queremos que os alagoanos continuem junto da administração pública e que possamos construir juntos o futuro que queremos para Alagoas”, afirma o secretário.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]