Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
18/04/2019 às 16h00

Geral

HE do Agreste passa a ofertar Serviço de Odontologia Hospitalar

Serviço já começou a ser utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva

Novo serviço vai beneficiar usuários de 54 municípios de Alagoas, além de pacientes de PE, BA e SE - Davi Salsa/Agência Alagoas

É pela boca que os pacientes internados em estado grave recebem a ventilação mecânica, durante o tempo de tratamento e recuperação nos hospitais. Nesse período, aumenta o risco de infecções nas vias respiratórias. Por conta disso, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, passa a ofertar o Serviço de Odontologia Hospitalar.

O novo serviço, que representa mais uma medida de ampliação da assistência hospitalar – que já conta 18 especialidades médicas – vai beneficiar os usuários dos 54 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. A medida também assegura atendimento a pacientes dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia, que buscam assistência na unidade hospitalar.

Segundo revela o cirurgião-dentista com habilitação em Odontologia Hospitalar, Adriano Lessa, a princípio o serviço será executado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Em seguida, haverá a expansão para outros setores do Hospital de Emergência do Agreste.

“Esse tratamento é muito importante para a recuperação do paciente em estado grave, que passa vários dias e, até semanas, respirando com ajuda de aparelhos. Nesse tempo, o cuidado deve ser redobrado, porque o risco de infecções na boca aumenta e, principalmente, no combate à pneumonia, associada à ventilação mecânica”, explica o cirurgião.

Adriano Lessa salienta que muitos pacientes também chegam ao hospital com problemas dentários, lesões na cavidade oral e traumas na face, o que contribui ainda mais para o risco de infecções durante o período da internação. Ele explica que o Serviço de Odontologia Hospitalar do HE do Agreste atua em equipe multidisciplinar de UTI, formada também por outros especialistas, a exemplo de médicos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiros e o trabalho dedicado dos técnicos de enfermagem.

Capacitação - Antes da implantação do novo serviço, os profissionais de saúde passaram por uma capacitação, coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). A ação foi executada com o apoio da gerente do hospital, médica Regiluce Santos, e do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Além da equipe especializada, os procedimentos de odontologia hospitalar nas UTIs são feitos com a utilização de consultório odontológico portátil, caneta de alta rotação dotada de LED e aparelho de laser terapia, para tratar as lesões na cavidade oral dos pacientes. “Como parte do tratamento, focamos nos cuidados da higiene bucal e hidratação labial e, para promover ainda mais a recuperação do paciente, nossa equipe está adotando a laser terapia, que ajuda no processo de cicatrização das lesões”, acrescenta Adriano Lessa.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]