O prefeito Rui Palmeira vistoriou, na manhã desta terça-feira (30), os trabalhos de revitalização na Praça do Rex, localizada no bairro da Pajuçara. No final de março, o gestor assinou a ordem de serviço para as obras e intervenções no local, bem como das ruas Epaminondas Gracindo, Jangadeiros Alagoanos e Doutor Lessa de Azevedo. As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão responsável pela manutenção de áreas públicas, com um orçamento de aproximadamente R$ 200 mil em recursos municipais.
Segundo Palmeira, a gestão já provou que ao revitalizar espaços públicos, a população retorna para estas áreas. “A Praça da Faculdade, lá no Prado, a Praça do Zé Tenório, na parte alta, a Praça do Skate, que foi recentemente entregue na Ponta Verde, são prova disso. É interessante ver como as famílias voltam quando elas têm uma praça bem urbanizada, bem iluminada, limpa. A própria comunidade começa a cuidar. Agora, estamos revitalizando a Praça do Rex, um espaço muito tradicional no bairro de Pajuçara, uma praça que tem todo um contexto histórico envolvido e a gente espera voltar em breve para reinaugurar esta área de lazer”, disse.
Para a execução das obras, a Prefeitura de Maceió utiliza recursos provenientes do IPTU e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, alimentados por recursos de licenciamentos e multas ambientais. “Quando o trabalho for finalizado, a população vai desfrutar de um espaço totalmente revitalizado. Na praça tínhamos uma banca de revistas que estava abandonada, que era utilizada como abrigo e para o uso de drogas. Ela já foi retirada. O espaço vai receber uma iluminação adequada, toda em LED, e com certeza isso vai aumentar o fluxo de pessoas que circulam pela região”, destacou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Accioli Torres.
De acordo com o projeto, a obra da Praça do Rex contempla recuperação do passeio público, instalação de bancos, adequação de acessibilidade na via pública, ampliação do canteiro central, além de serviços de pintura, arborização e jardinagem.
A partir das intervenções, a Rua Doutor Lessa de Azevedo, que dá acesso da Rua Epaminondas Gracindo à Avenida Doutor Antônio Gouveia, será transformada em um calçadão para valorizar o potencial gastronômico da via, já que o local concentra restaurantes e lanchonetes tracionais da região. A previsão é de que os serviços nos três pontos de intervenção sejam concluídos em até três meses.
“A via vai ser transformada em um Boulevard. Hoje, ela tem um comércio pujante, com lanchonetes, sorveteria, restaurantes e vai ser uma via, sobretudo, voltada para o pedestre, um conceito que já é usado em todo o mundo. Ela será aberta em breve como um novo atrativo turístico para Maceió”, finalizou o prefeito Rui Palmeira.
Fonte: Secom Maceió