Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
24 de maio de 2019
min. 26º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Justiça bloqueia R$ 3,57 bilhões do MDB, PSB, políticos e empresas
16/05/2019 às 13h48

Geral

Braskem inicia plano de recuperação do pavimento em ruas no Pinheiro

Iniciativa da petroquímica faz parte do Acordo de Cooperação Técnica

A petroquímica Braskem inicia nesta quinta-feira (16) o plano de obras de recuperação do pavimento de ruas danificadas por conta de trincas no bairro do Pinheiro. O plano prevê também a substituição da rede de drenagem pluvial nos locais onde o serviço será realizado.

A ação está prevista no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a petroquímica, o Município de Maceió, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AL), Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e do Trabalho (MPT).

O objetivo da iniciativa conduzida pela Braskem é garantir a segurança e a trafegabilidade nas vias, além de reduzir o risco de infiltrações de água no solo do bairro através das trincas. Os trechos das vias públicas e as soluções construtivas para cada área foram definidos junto com o Município de Maceió com base no mapa de feições elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

As atividades da empresa contratada pela Braskem terão início na Alameda São Benedito, onde fica o condomínio Divaldo Suruagy, e contarão com o apoio da Defesa Civil, além de outros órgãos municipais como a SMTT, que fará o controle do trânsito local.

Execução do serviço

O serviço de recuperação das vias inclui a remoção parcial do pavimento existente, que envolve o revestimento, as camadas de sub-base e base, porventura existentes, e parte do terreno de fundação preparado para receber o pavimento. Esta fase da intervenção tem como objetivo garantir uma boa condição de fundação para as ruas e avenidas do bairro.

Em todos os casos, está prevista a remoção de solos até uma profundidade de aproximadamente 1,5 metro, na largura da rua. Ao final da escavação, será feita a compactação da camada de fundação, com uso de equipamentos de terraplenagem. Em seguida, será instalada, no fundo da vala, uma geogrelha, que é uma tela resistente à tração que serve como estrutura de reforço para solos com baixa capacidade de sustentação.

Essa geogrelha será associada a uma manta geotêxtil de não-tecido com propriedades hidráulicas, físicas e mecânicas. Com isso, a estrutura proporciona uma alta permeabilidade de água com excelente capacidade de filtração. Após a conclusão da instalação da geogrelha, a vala será fechada e o pavimento asfáltico reconstituído. Por questões de segurança, o tráfego de pessoas e veículos pelas ruas impactadas não será permitido durante a execução do serviço.

Pacote de medidas emergenciais

A iniciativa de recuperação das vias públicas pela Braskem e os demais órgãos se soma às demais medidas que a empresa vem implementando no bairro do Pinheiro como empresa com atuação responsável na sociedade alagoana. Até o momento, a petroquímica já fez entregas importantes de serviços relevantes para o bairro, como a inspeção do sistema de drenagem, a instalação de GPS de alta precisão para detectar a movimentação de terrenos, a implantação de uma estação meteorológica exclusiva para medição antecipativa de chuvas e realiza a inspeção nas estruturas de edificações críticas.


Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]