Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/05/2019 às 11h30

Geral

Defensoria Pública garante acesso à reprodução assistida, através do SUS, para duas mulheres em Maceió

As assistidas apresentam quadro de infertilidade e necessitam do tratamento para realizar o sonho de ser mãe

A Defensoria Pública do Estado obteve, na última semana, decisões judiciais favoráveis para duas mulheres que necessitam passar pelos procedimentos de Reprodução Assistida. Os processos foram ingressados em 2018 e 2016, pela defensora pública Ana Karine Brito, e acompanhados pelas defensoras públicas do Núcleo da Fazenda Pública, Poliana Andrade Souza e Marta Oliveira Lopes. 

Na primeira decisão, sobre o processo ingressado no ano passado, o judiciário sentenciou o Estado de Alagoas a ofertar o tratamento de fertilização assistida à paciente, em até três dias úteis, independentemente de licitação, mesmo que seja necessário o deslocamento para outro estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme prescrição médica.

A assistida tem 42 anos e sofre de infertilidade por fator tuboperitoneal. Antes da indicação para a fertilização in vitro, ela tentou engravidar naturalmente por 10 anos, mas os tratamentos não surtiram efeito. 

No outro processo, iniciado em 2016, a sentença determinou que o Estado custeie o referido procedimento por até quatro vezes, além de todos os exames, anestesia, material utilizado e medicamentos essenciais para as tentativas de gravidez.

A cidadã beneficiada tem 45 anos e apresenta quadro de infertilidade secundária, em decorrência da endometriose. Antes de buscar a fertilização in vitro, ela fez todos os tratamentos medicamentosos e cirúrgicos prescritos pelos médicos, também sem sucesso.

Nesse último caso, inicialmente, a justiça havia negado o pedido e solicitado diversos novos documentos que comprovassem a necessidade do procedimento. A negativa foi defendida pelo Ministério Público que solicitou a negação do pedido, citando a alegação da Câmara Técnica de Saúde, que defendeu que “a paciente não apresenta, ou apresentará prejuízo em sua saúde, em caso de sua não realização, tendo como consequência apenas a impossibilidade de gestar”.

Após a negativa, a Defensoria Pública interpôs agravo, pedindo a reconsideração da decisão, onde apresentou novos documentos e exames que demonstraram, claramente, a necessidade da assistida. 

Segundo a defensora pública Marta Oliveira, realizar a fertilização in vitro é essencial para a saúde mental das assistidas, diante das frustrações sofridas e não realização de seu sonho de ser mãe.

Nas ações, a Defensoria Pública relembrou que o direito à saúde e ao planejamento familiar estão resguardados pela Constituição Federal e, também é garantido por portarias do Ministério da Saúde, que instituíram a Política Nacional de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida e regulamentou o fornecimento da reprodução assistida por meio do SUS.

Os processos foram apreciados pelo juiz de direito do Juizado da Fazenda Pública Estadual e Municipal, Geraldo Tenório Silveira Júnior. Nas sentenças, o magistrado ressaltou a existência de diversas súmulas do Tribunal de Justiça do Estado que atestam a possibilidade do judiciário tratar de questões de saúde e ressaltou que há no ordenamento jurídico pátrio mecanismos próprios e suficientes para a reserva de verbas públicas que atendam as demandas relativas a prestação de saúde.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]