Dólar com. 5.2644
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
21/05/2019 às 14h28

Geral

Polícia Civil aumenta índice de elucidação de assassinatos em Maceió

Nos primeiros quatro meses deste ano, 75% dos homicídios na capital foram esclarecidos; número de prisões e apreensões também cresceu

Delegado Eduardo Mero apresenta números de levantamento em reunião do Consupoc - Ascom PCAL

Dados da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas da Capital (DHPP) mostram que a Polícia Civil de Alagoas esclareceu 75% dos assassinatos ocorridos em Maceió de janeiro a abril deste ano. O levantamento foi apresentado nesta terça-feira (21) pelo coordenador da DHPP, Eduardo Mero, ao Conselho Superior da Polícia Civil (Consupoc).

No primeiro quadrimestre de 2018, segundo o levantamento, o índice de esclarecimento de homicídios foi de 71,4%. Portanto, este ano houve um aumento de 4,6% na elucidação desses crimes este ano. O delegado Eduardo Mero informou que, dos 142 homicídios acontecidos nos quatro primeiros meses deste ano, 121 tiveram os inquéritos policiais concluídos. Destes, 91 tiveram os nomes dos autores indicados à Justiça e outros 30 foram concluídos sem autoria. 

O número de prisões de autores dos assassinatos, neste mesmo período, mostra a redução da impunidade no estado. Ao todo, foram 99 detenções. “Se contabilizarmos as prisões ocorridas já no mês de maio, esse número chega a 106”, acrescentou o delegado, na reunião presidida pela delegada-geral adjunta, Kátia Emanuelly, que substituiu o delegado-geral, Paulo Cerqueira.

Outro dado importante é que 83% das prisões ou apreensões foram mantidas pela Justiça, o que indica a eficiência das investigações e da elaboração dos inquéritos policiais. “A manutenção das prisões reduz a sensação de impunidade e inibe a prática de novos crimes”, destacou.

O delegado-geral Paulo Cerqueira afirma que os significativos índices de elucidação de homicídio, na capital, estão alinhados à orientação do governador Renan Filho e do secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, o que proporciona, mês a mês, a redução no número de assassinatos em todo o estado. “O trabalho que estamos realizando faz com que o criminoso saiba que não ficará impune em Alagoas”, completa.


Fonte: Ascom PC/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]