Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
23 de agosto de 2019
min. 22º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saiba como será a abertura do comércio no Dia da Padroeira de Maceió
26/05/2019 às 16h30

Geral

Farmacêutica desenvolve trabalho para melhorar assistência aos usuários

Farmacêutica durante os atendimentos aos usuários. Foto: Equipe – Coordenação de Farmácia

Servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde 2004, a farmacêutica Liliane Sampaio atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Rosane Collor (Clima Bom) e encontrou no cuidado farmacêutico no SUS a motivação necessária para realizar seu sonho profissional, a melhoria da qualidade da vida dos pacientes por meio do autocuidado.

Para alcançar seus objetivos, a profissional decidiu então participar de uma capacitação oferecida pelo Conselho Federal de Farmácia, em Maceió. A partir da conclusão do curso de 250 horas, a profissional de saúde se sentiu mais segura e motivada para exercer suas habilidades clínicas. “O curso me deu ferramentas para que eu pudesse atender melhor os pacientes do município através de pesquisas baseadas em evidências, aulas sobre hipertensão, diabetes e todo o passo a passo de como os profissionais deveriam agir com esses usuários”, afirma.

Após a capacitação, Liliane Sampaio sentiu as melhorias nos serviços que prestava à população na unidade onde atende. “Pude identificar diversos problemas relacionados aos farmacoterapêuticos, entre eles a má utilização ou baixa adesão ao tratamento e com isso propor algumas intervenções como orientação sobre o tratamento e a condição de saúde desses pacientes, sugestões de medicamentos e fornecimentos de materiais para o gerenciamento da adesão e do autocuidado, além de encaminhamentos para outros profissionais de saúde”, destaca a farmacêutica.

A iniciativa da Unidade e da profissional foi premiada na “Mostra Alagoas – Aqui tem SUS”, realizada neste ano pela Prefeitura de Maceió e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Com o destaque e o reconhecimento de seu trabalho, a farmacêutica espera multiplicar os atendimentos e levar mais saúde a população alagoana.

Novos horizontes

Como reconhecimento por seu trabalho, a farmacêutica Liliane Sampaio foi selecionada para participar do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontecerá em Brasília de 2 a 5 de julho de 2019, oferecendo aos congressistas serviços clínicos farmacêuticos (auriculoterapia, aferição de pressão arterial, medida da glicemia capilar, teste de bioimpedância, cálculo de IMC e risco cardiovascular e consulta farmacêutica) junto a outros profissionais de saúde.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]