A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), levou mais uma atividade do projeto “Construtor da Paz” aos alunos da rede pública de ensino, nessa segunda-feira (10). Estudantes da Escola Municipal João Sampaio, no bairro Petrópolis, assistiram a uma palestra sobre paz e pacificação, ministrada pela escritora Maristela Pozitano, autora do livro "Luzinha e a Paz", utilizado pelos alunos.
Maristela é presidente da ONG Maceió Voluntário, que desenvolve o projeto em parceria com a Esmal. Segundo ela, nós vivemos em uma cultura de violência, sendo preciso desconstruir essa cultura nos jovens e conscientizá-los de que a paz é uma construção diária.
“Temos que desconstruir a violência na cabeça dos alunos e construir uma cultura de paz e, para isso, nós utilizamos a vida daqueles que se dedicaram a transformar a sociedade, que foram os pacificadores, e cada um dos alunos pode ser um pacificador. Aqui nós damos ferramentas a eles de como podem construir essa paz, ajudando a falarem das emoções que saem do nosso controle, como a raiva, e assim eles vão ganhando ferramentas para que durante a vida possam praticar”, destacou a escritora.
Os alunos também fizeram apresentações, recitaram poesias e contaram a história de alguns pacificadores históricos, como Nelson Mandela, Chico Mendes e Irmã Dulce. O estudante Deyvid Simão, do 9° ano, cantou um “rap da paz” para a turma.
Fonte: Esmal TJ/AL