Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
16 de junho de 2019
min. 24º máx. 26º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Defesa Civil segue monitorando áreas de risco de Maceió
13/06/2019 às 09h15

Geral

Como garantir o funcionamento correto da câmara fria

O bom funcionamento de uma câmara fria está fortemente relacionado com um sistema de refrigeração e vedação adequado, neste sentido, as portas para câmaras frias cumprem um papel primordial nas câmaras frigoríficas. Saiba ao que você deve se atentar para que estes ambientes operem adequadamente.

Controle de temperatura - Entrada para armazenagem

Cada tipo de produto precisa ser armazenado e transportado sob condições diferentes. Dessa forma, antes de armazená-los é preciso fazer a conferência de temperatura. Ao realizar este procedimento é possível evitar a perda de propriedade  dos produtos.

Controle de temperatura - Periodicidade


Para certificar-se que não há variação de temperatura, ao menos 3 vezes por dia faça a medição de temperatura. Caso seja constatado variações é possível que o existam falhas mecânicas ou seja necessário reavaliar o funcionamento da porta isotérmica de câmara fria.



<h2>Boas práticas de armazenamento</h2>Uma, entre várias formas de bom armazenamento, é utilizar portas rápidas isotérmicas. As portas rápidas para frigoríficos impedem a perda de temperatura fria e entrada de ar quente no ambiente.

O sistema puxa empurra, disponível em algumasportas rápidas para frigoríficos, impede a formação de gelo com engrenagens acopladas ao motor que forçam o fechamento da lona. O sistema de degelo nas laterais da porta para câmara frigorífica, aquece as guias laterais e impede a formação de  gelo.

Uma boa porta frigorífico tem temperatura de trabalho entre -1ºC e -30ºC e velocidade de fechamento de 2,5m/s. Algumas lojas permitem a personalização das portas rápidas de acordo com a necessidade do local.

Lembre-se que a porta rápida isotérmica não deve ficar aberta, exceto no momento de armazenagem e retirada dos produtos ou ocasiões de inspeção de funcionamento.


Higienização

A higienização das câmaras de temperatura deve estar prevista em um cronograma para evitar perda de produtos. Nesta etapa é feito o descongelamento da câmara fria e a limpeza do local, equipamentos e difusores de ar.

Evite usar produtos à base de cloro, pois eles possuem uma ação oxidante em estruturas metálicas ou de alumínio.

 Manutenções preventivas</h2>Solicite a visita de um profissional especializado para realizar manutenções periódicas preventivas, dessa forma, você economiza energia, evita perda de materiais e aumenta o tempo de vida útil de equipamentos.

Com alguns esses cuidados básicos você permite um funcionamento assertivo  de uma sala frigorífica com economia de energia e  redução de desperdícios.


Fonte: Divulgação

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]