Dólar com. 5.1551
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
14/06/2019 às 18h30

Geral

SMS promove ações de conscientização sobre o albinismo

Equipe/GAPD

A Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Gerência de Atenção a Pessoa com Deficiência (GAPD) da SMS, promoveu no auditório do Sindprev (Poço), uma ação alusiva ao Dia Municipal do Albino Dia Internacional de Conscientização do Albinismo, celebrados no dia 13 de junho. O encontro, realizado nessa quinta-feira (13), contou com a parceria da Associação de Albinos do Estado de Alagoas (Albinal).

Durante a programação, os participantes contaram com uma palestra sobre auxílios disponíveis para pacientes com baixa visão e outro sobre o Projeto Bengala Verde, que serve para indicar uma pessoa com baixa visão com dificuldade de locomoção. O momento foi conduzido pela fisioterapeuta Lays Batista e terapeuta ocupacional Taís Christine Sarmento, ambas do Centro Especializado em Reabilitação (CER) APAE Audiovisual.

“A reunião no dia comemorativo aos albinos teve como objetivo dar visibilidade à população albina, expondo as dificuldades enfrentadas e as conquistas do grupo nos últimos”, destaca Marilda Costa, gerente do GAPD da SMS.

Estiveram presentes na reunião representantes dos setores da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, representantes dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), albinos de Maceió e interior. Na ocasião houve também a entrega de protetores solares, distribuição feita pela SMS desde 2012.

Datas comemorativas

O Dia Internacional de Conscientização do Albinismo e Dia Municipal do Albino são datas importantes para fortalecer os grupos de albinos, proporcionando melhorias e desenvolvendo projetos voltados para esse público. Além disso, essas ações servem para o como forma de combater o preconceito e o bullyng tanto em escolas como na sociedade de forma geral.

A data foi comemorada pela primeira vez em 2015 pela ONU. Há dois anos ela entrou no calendário municipal por meio da Lei Municipal 6.627/17, como forma de fortalecer o trabalho junto a esses grupos, disseminando a importância dos cuidados com a pessoa albina, capacitando profissionais e promovendo a melhoria em todas as esferas.


Fonte: Ascom/SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]