Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
14/06/2019 às 21h30

Geral

Médicos serão atualizados, neste sábado (15), sobre atendimento a pacientes com Influenza

Treinamento acontece às 9 horas, no Cremal, localizado no bairro Pinheiro, em Maceió

Atualizar os médicos das redes pública e privada sobre o manejo clínico e as estratégias de enfrentamento da Influenza em Alagoas. Com este propósito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove uma capacitação neste sábado (15), às 9 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), localizado no bairro Pinheiro, em Maceió.

O treinamento é uma das medidas da Sesau, por determinação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, para enfrentar a doença e também combater as outras síndromes gripais. De janeiro até esta sexta-feira (14), foram confirmados 78 casos da doença, dos quais oito evoluíram para óbito.

"O treinamento foi programado para orientar os médicos com informações atualizadas sobre o manejo clínico, diagnóstico e as condutas dos profissionais no que diz respeito aos pacientes suspeitos e àqueles com Influenza. A intenção é apresentar o atual cenário epidemiológico da doença e alinhar o processo de trabalho, divulgar os protocolos vigentes na rede estadual e esclarecer as dúvidas dos profissionais, seja na Atenção Primária, na Média ou Alta Complexidade, principalmente sobre a quimioprofilaxia", informou o gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, Diego Pereira.

O treinamento também vai apresentar mais subsídios aos profissionais da rede pública e privada para orientar a população sobre os cuidados de prevenção, especialmente em relação aos grupos de maior risco para desenvolver complicações pela Influenza. "O grande objetivo dessa capacitação é conseguirmos melhorar, cada vez mais, as condutas desses profissionais, visando, em tese, a redução de impacto da doença, a quebra da cadeia de transmissão e a diminuição dos óbitos", destacou Diego Pereira.

Como se adquire

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias, que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca e olhos).

"Por isso, além da vacina, para quem faz parte do público-alvo, a importância de adotar medidas de higiene que possam evitar a proliferação do vírus, que ao atingir crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, pode evoluir para as formas graves da doença", salienta o gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, Diego Pereira.


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]