Dólar com. 5.2355
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
17/07/2019 às 18h00

Geral

Fórum discute ações de promoção da saúde com distritos sanitários

Fórum Ampliado de Promoção à Saúde. - Ascom/SMS

Com o intuito de compartilhar as ações de promoção à saúde desenvolvidas em cada Distrito Sanitário da capital, a Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta quarta-feira (17) o Fórum Ampliado de Promoção da Saúde de Maceió. O encontro ocorreu no ginásio esportivo do Sesc, no Poço, e reuniu profissionais de saúde, alunos e professores das instituições de ensino superior, e comunidade em geral.

O Fórum é realizado por meio de uma parceria entre GPES, Sesc e o Grupo Condutor de Promoção da Saúde, composto pelos representantes da comunidade, instituições de ensino e profissionais da saúde. O objetivo é fortalecer e socializar as ações de promoção à saúde, dialogando sobre seus reflexos na qualidade de vida da população, fazendo uma interlocução com os indicadores de saúde de determinada localidade.

A gerente de Promoção e Educação em Saúde, Maria Helena Santana, destaca que esse Fórum é diferente de tudo que já foi realizado em anos anteriores. “Até ano passado realizávamos os fóruns distritais, mas o Grupo Condutor sentiu a necessidade de fazer esse fórum ampliado, reunindo os oito distritos para que a troca de experiências sobre ações de promoção em saúde fosse ainda maior e mais produtiva”, explica.

“Bimestralmente nós do Grupo Condutor nos reunimos e discutimos o que está sendo feito nos territórios, quais as necessidades, e a partir disso fazemos oficinas de formação em promoção da saúde, pois é preciso sempre fortalecer as pessoas que trabalham nessa área para que elas tenham cada vez mais possibilidade de desenvolver essas ações. A prevenção é muito trabalhada no dia a dia nas unidades e é necessário estabelecer esse link com a promoção, que não está só ligada à saúde, mas também a atividades de geração de renda, por exemplo, já que atividades de convivência e interação melhoram as condições de saúde de um grupo”, completa Maria Helena Santana, gerente de Promoção e Educação em Saúde da SMS.

Durante o fórum foram realizadas apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa, mostras físicas das ações de promoção da saúde, entre outras trocas de experiências. Os participantes do Fórum também prestigiaram a peça teatral “Mexe Mexe Cidadão”, criada em 2010 e encenada pelos próprios servidores da SMS. A peça tem como temática a abordagem de temas centrais da promoção da saúde – alimentação saudável, cultura da paz, uso abusivo de álcool e outras drogas, tabagismo, atividade física e meio ambiente sustentável.

Os trabalhos expostos no Fórum e que fazem parte da rotina de serviços realizados em diversas unidades da capital trouxeram temas como o acolhimento como prática de trabalho para humanizar a assistência na Estratégia de Saúde da Família; implantação do serviço de cuidado farmacêutico; rastreamento de casos suspeitos de diabetes; mecanismos de controle social; educação para o autocuidado, Programa Saúde na Escola (PSE), entre outros.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]