Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/08/2019 às 18h00

Geral

Prefeitura participa da Semana do Clima da América Latina

Climate Week Salvador - Divulgação

Representantes de 26 países participam, desde ontem, 19, até o dia 23 deste mês, da Climate Week, Semana Climática da América Latina e Caribe 2019, evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Salvador. A expectativa é de que o evento reúna mais de quatro mil participantes das atividades oficiais e paralelas. A secretária municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio  Ambiente, Rosa Barros Tenório, representa a Prefeitura de Maceió. Além da agenda pública, os gestores governamentais presentes participam da agenda paralela do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27.

De acordo com a organização, as Semanas Regionais do Clima são plataformas colaborativas para entidades governamentais e não governamentais abordarem a amplitude das questões climáticas. O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, CB27, foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.

Rosa Tenório destacou a importância do encontro. “É um momento extremamente rico para o debate, a troca de experiências e o alinhamento entre os gestores das mudanças climáticas, que impactam diretamente no trabalho que realizamos cotidianamente em Maceió. Teremos também reuniões com o Ministério de Meio Ambiente com foco numa agenda urbana, especialmente sobre saneamento e resíduos”.

O principal objetivo da Semana Climática é a implementação do Acordo de Paris – pacto plurinacional para combater as mudanças climáticas. A semana antecede a reunião do clima da ONU (COP-25), que ocorrerá em dezembro, no Chile. O evento também deverá impulsionar a resposta da América Latina à atual emergência climática. Além de ser um momento político importante para o Fórum CB27 se posicionar e demonstrar as ações que já estão sendo tomadas pelas capitais brasileiras. A extensa programação inclui ainda workshops, passeio ciclístico, palestras sobre o meio ambiente e mudanças climáticas.


Fonte: Ascom Sedet

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]