Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
23/08/2019 às 16h30

Geral

Novo Lino mobiliza sociedade para o combate à dengue em locais com maior infestação

A Secretaria de Saúde de Novo Lino lançou o Projeto A Prevenção é o Combate com foco no controle da infestação do Aedes aegipty, vetor transmissor da dengue, chicungunya e Zika.  A ação iniciou em julho último de forma integrada com a Vigilância em Saúde (epidemiologia, ambiental, sanitária e endemias), Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Educação, infraestrutura, Assistência, Conselho Municipal de Saúde e sociedade civil organizada.

A coordenadora da Atenção Básica do município Leyla Amaral afirmou que o projeto contemplou três momentos de execução. O primeiro se deu com a sensibilização da população por meio do Conselho Municipal de Saúde, agentes de endemias e profissionais da Atenção Básica municipal. Os profissionais abordaram os temas relacionados ao vetor junto a igrejas, sindicatos e informaram os locais de proliferação, cuidados ambientais e de higiene, bem como sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, os sintomas e os tratamentos.

"Tivemos 100% de adesão e bons resultados quanto à disseminação da informação, esclarecimentos e a consciência de que só teremos êxito contra o mosquito se cada um passar a se preocupar também com seu vizinho", alertou Leyla. O segundo momento do projeto foi de mobilização da população para o dia da culminância do Projeto que se deu na última quarta-feira (21).

O segundo momento foi de mobilização da população para o dia da culminância do Projeto. O tema foi trabalhado nas escolas resultando em cartazes, poesias e depoimentos. Ao mesmo tempo os agentes de saúde e de endemias em suas visitas reforçavam as orientações sobre o assunto e fazia o chamamento para participação no dia 21. Nas Unidades de Saúde e no posto de pronto atendimento os profissionais também alertavam os usuários.

Na última quarta (21) os profissionais de saúde, alunos da escola estadual e profissionais da infraestrutura, do Conselho Municipal de Saúde e da Educação se dividiram em dois grupos e se dirigiram para as localidades Conab e Sem Teto, área definidas anteriormente por serem as mais endêmicas do município.

Os profissionais que fazem parte dos PSF's 01 e 04 acompanharam um grupo pré-estabelecido das endemias para a comunidade do Sem Teto; os dos PSF's 02 e 04 fizeram o mesmo na Cohab. Alunos da rede pública estadual e demais envolvidos da sociedade civil organizada participaram dos dois grupos. Para acompanhar toda a ação do Dia D foram disponibilizados tendas, faixas, cartolinas, lápis de cor, panfletos, folders, sacos de lixo e caminhão caçamba para o recolhimento.


Fonte: Ascom Cosems

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]