Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
08 de dezembro de 2019
min. 25º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Centro tem horário especial em dezembro
11/09/2019 às 23h59

Geral

Capacitação profissional é realidade para alunos do Município

Alunos do curso de assistente administrativo na Escola Municipal Hévia Valéria. - Ascom Semed

É na adolescência que surgem as primeiras dúvidas sobre qual caminho tomar rumo ao mundo profissional. Mas para os alunos da rede municipal, as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho estão sendo facilitadas pelos cursos técnicos ofertados através do projeto “Senai Transforma”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O termo de cooperação, assinado em agosto pelo prefeito Rui Palmeira, contemplou cerca de 843 alunos dos 8º e 9º anos de 14 unidades de ensino da rede municipal de Educação de Maceió em diversos cursos técnicos, como os de assistente administrativo, assistente de planejamento, programação e controle da produção, auxiliar de operações logísticas, agente de produção e consumo sustentável, desenhista de produtos gráficos e operador de injetora e extrusora de plástico.

Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a ação tem um papel importante, alinhado com a nova proposta de ensino médio no país. “A parceria ressalta a importância do ensino técnico aliado ao currículo da educação municipal, visto que o Senai trabalha esse novo modelo de ensino médio desde 2018. Com implantação do programa, percebemos que não houve evasão escolar ou abandono. É uma parceria em que os nossos estudantes, antes de terminar o ensino fundamental, já vão poder despertar novas vocações e habilidades”, ressaltou a secretária.

O professor do curso de assistente administrativo, Hugo Bessa, contou que o ensino ofertado vem sendo um “divisor de águas” na vida de seus alunos – e que ele acompanha isso de perto. “Esses jovens contemplados estão entrando no mercado de trabalho com outro entendimento sobre a administração, e eu espero que eles consigam ingressar nesse meio competitivo à altura. O SENAI está oferecendo isso. As aulas ocorrem todos os dias, no período da tarde, de segunda a sexta-feira”, afirma.

Para Layane Almeida, estudante da Escola Municipal Hévia Valéria e uma das alunas do curso de assistente administrativo, o aprendizado tem sido proveitoso, principalmente para o futuro “Eu estou fazendo o curso porque quero ganhar experiência para o mercado de trabalho para o qual espero ir daqui a pouco. A ensino está sendo proveitoso mesmo. Estamos aprendendo muitas coisas novas que eu nem imaginava que existiam”, explicou Layane.

A gerente executiva de educação do Sesi/Senai, Clarisse Barreiros, alertou que a matrícula para os estudantes interessados em participar do programa já estão acontecendo desde o dia 20 de agosto. “Essa qualificação vai acontecer tanto na unidade Senai, quanto nas próprias escolas.  Toda a tramitação de matrícula foi feita pela própria direção das escolas e tivemos diversos alunos interessados, mostrando assim a força da iniciativa”, explicou.

Alunos acima de 14 anos das escolas municipais Pompeu Sarmento, Padre Pinho, Neide França, Pio X, João Sampaio, Jaime Miranda, Antídio Vieira, Zumbi dos Palmares, Kátia Assunção, Silvestre Péricles, Haroldo da Costa, Luiz Pedro I e Arnon de Mello foram os contemplados com as vagas nos cursos técnicos firmados através da parceria.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]