Dólar com. 5.4546
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
17/09/2019 às 16h00

Geral

Prefeitura apresenta Guia de Matriciamento em Saúde Mental

Para nortear os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a operacionalização de ações de saúde mental na Atenção Básica, a Gerência de Atenção Psicossocial da SMS formulou o Guia de Matriciamento em Saúde Mental. O documento tem o objetivo de fortalecer o cuidado em saúde mental na capital e fornecer orientações sobre roteiro, fluxo e registro dos pacientes na rede.

O matriciamento traz uma nova lógica para os processos de trabalho, buscando transformar a lógica de atendimento tradicional e as práticas burocráticas engessadas por processos mais dinâmicos e participativos que envolvem uma equipe multiprofissional nos cuidados com esses pacientes.

“Espera-se que esse guia seja um instrumento norteador das ações de saúde mental na Atenção Básica, contribuindo para os necessários processos de mudanças que visam fortalecer a luta pelo cuidado em liberdade das pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de drogas”, destaca Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial do Município.

A proposta do guia foi desenvolvida a partir da realização de rodas de discussões e oficinas com os Caps e Nasf. Os encontros tiveram por objetivo fortalecer a compreensão dos profissionais sobre o que é matriciamento, reiterando formas de apoio e o compartilhamento de casos, visando garantir a corresponsabilização do cuidado das pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

“São práticas que já são realizadas no desenvolvimento de estratégias de manejo em saúde mental pertinentes ao seu próprio contexto e conectadas com o seu fazer cotidiano”, frisou Izolda Dias.

Confira aqui o Guia de Matriciamento em Saúde Mental

A construção do guia

O Guia Matriciamento em Saúde Mental para profissionais de CAPS e NASF do Município de Maceió é fruto da construção coletiva iniciada a partir do Projeto de Extensão Matriciamente, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), iniciado no ano de 2015. O projeto vem sendo realizado em parceria com a Ufal, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, por meio da Gerência de Atenção Psicossocial e da Coordenação de Atenção Primária com Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]