Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/09/2019 às 11h30

Geral

Culto ao corpo: Até onde vai o fascínio pelo 'corpo perfeito'?

Ter cuidado com o corpo é fundamental tanto para a saúde como para ter uma vida duradoura. Contudo, o que antes era uma preocupação 'saudável', atualmente é, em muitos casos, um problema

obsessão por um corpo perfeito ganha cada vez mais ênfase nesta nova era do digital, onde o corpo ideal está constantemente presente nas redes sociais. As cirurgias plásticas são uma das formas de obtê-lo, mas elas também podem se tornar um vício.

Segundo Luiz Toledo, cirurgião plástico, a lipoaspiração e a lipoescultura são os procedimentos estéticos mais procurados, porque “permitem alterações significativas na forma do corpo, retirando gorduras localizadas que não saem com dietas e exercícios, e com cicatrizes muito pequenas”.

Estas cirurgias são procuradas sobretudo por “pacientes que querem melhorar as mamas (aumento ou diminuição) e o abdomen, principalmente depois da gravidez, no caso das mulheres, ou por pacientes que precisam de cirurgias pós-bariátricas, necessárias após uma grande perda de peso".

É possível melhorar praticamente qualquer zona do corpo onde exista excesso de gordura - abdomen, cintura, costas, pernas, braços ou pescoço. Mas quando estas cirurgias estéticas começam a ser em exageradas? Para o especialista, “quando o/a paciente perde o senso do que é normal e começa a procurar cirurgias para problemas que mais ninguém vê ou nota”.

A obsessão em querer ficar igual aos famosos pode chegar ao extremo, se os médicos continuarem a operar o que o paciente exige. Nestes casos, “é preciso saber dizer que não e tentar convencer o paciente a aceitar a opinião do especialista". 

Por isso é fundamental que as cirurgias estéticas sejam realizadas por um bom cirurgião plástico, capaz de perceber e identificar estas situações, que possua formação de especialidade completa e que seja membro das principais sociedades médicas da área, pois “é uma boa indicação de que os problemas, se ocorrerem, serão raros e minimizados e que o cirurgião tem a competência para os resolver”.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]