Dólar com. 5.1567
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
20/09/2019 às 13h57

Geral

Prefeitura promove palestra sobre Setembro Amarelo

Palestra aconteceu na sede da Prefeitura, em Jaraguá - Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió promoveu, nesta sexta-feira (20), uma palestra sobre o Setembro Amarelo para servidores públicos. O encontro sobre a prevenção ao suicídio teve o objetivo de orientar sobre a identificação dos sintomas, como ajudar as pessoas que enfrentam o problema e lembrar os locais de atendimento no Município. A conversa aconteceu no auditório da Prefeitura, em Jaraguá.

Quem coordenou a palestra foi a terapeuta ocupacional Manuela Lima. “É muito importante esse momento, porque falamos sobre os fatores de risco que levam a pessoa ao suicídio, como identificar os primeiros sinais, como ajudar essas pessoas e o que o Município tem a oferecer para pessoas que carregam esse tipo de sofrimento”, disse a profissional.

Manuela faz parte da equipe da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que oferta o atendimento também com psicólogos e psiquiatras.  “A pessoa que se identifica com os sintomas ou conhece alguém assim não deve ter medo ou se sentir acanhada. Ela deve procurar ajuda com o agente de Saúde, que dará orientações necessárias para o encaminhamento. É um assunto que a gente não pode ter medo de falar, ser tabu, precisamos falar o que realmente está acontecendo”, explicou a terapeuta.

A assessora técnica do Gabinete do Prefeito, Alba Calheiros, foi uma das participantes e reconhece que as orientações são necessárias para saber lidar com o problema de saúde. “Foi um momento muito importante, porque fico preocupada em saber que as pessoas cometem o ato do suicídio. Então é uma iniciativa feliz essa palestra com uma profissional. Às vezes a pessoa está silenciosa ou tem uma alegria superficial, então a gente precisa observar mais o outro e começar ajudar, pois precisamos um dos outros”, expressou. “Acho que as redes sociais  vêm deixando as pessoas sem o contato, o olho no olho, então precisamos ter cuidado”, acrescentou.

Organizado pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura, a palestra reforça o cuidado com os servidores no ambiente de trabalho. “A promoção de um momento como esse é muito importante pra gente trabalhar a conscientização do combate ao suicídio. No dia a dia do trabalho é necessário observar algumas emoções. O diálogo nos ajuda a prevenir esse problema de saúde no ambiente de trabalho”, afirmou Ary Santiago Neto, secretário-adjunto de Inovação do Gabinete de Governança (GGOV).

Atendimento

A SMS possui dispositivos prontos para atender pessoas que precisem de algum atendimento psicossocial, ferramenta fundamental na prevenção ao suicídio. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem contar com o acolhimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e nas unidades de saúde que contam com psicólogos e psiquiatras. É um serviço que não precisa agendamento, basta que o paciente compareça dentro do horário de funcionamento destas unidades. Além disso, os interessados em saber mais sobre a rede de atendimento e quais os procedimentos que podem ser realizados  podem entrar em contato com a GAP pelo telefone 3315-5218.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]